Raimundo Nonato Ferraz

Cadeira 35

Natinho Ferraz

Raimundo Nonato Ferraz nasceu em Itapecuru Mirim em 12 de novembro de 1919. Filho de Luiz da Silva Ferraz e Raimunda Barbosa Andrade. Foi aluno da professora Zulmira Sanches Fonseca na Escola Mista do Estado. Aos 13 anos foi matriculado no Instituto Rio Branco do professor Newton de Carvalho Neves, tendo sido sempre aluno de destaque.

Depois estudou em São Luís para aprimoramento dos ensinamentos adquiridos em Itapecuru Mirim. Ao retornar a sua terra, á com vasto conhecimento aprofundou-se nas leituras e se tornado um cidadão de grande cultura, com uma memória prodigiosa, por esforço próprio.Durante sua vida, Natinho Ferraz teve a missão de educar, como lema, a educação transforma o cidadão, e que o maior patrimônio do homem é o cultural, nunca deixou de receber os inúmeros estudantes que o procuravam em busca de auxilio em suas dúvidas escolares.

Foi funcionário público durante 40 anos, na função de agente de estatística do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Itapecuru Mirim. Como professor, foi co-fundador e diretor da Escola Regional Gomes de Sousa (1955), tendo sido diretor e professor de várias escolas na rede municipal.

Exerceu o cargo de chefe de gabinete da Prefeitura e Secretário de Educação. Foi eleito vereador, quando a função ainda não era remunerada defendendo que o homem público deveria doar-se ao povo, não necessitando de pagamento.

Muito atuante nos meios sociais, consta como um dos fundadores do Itapecuru Social Clube, tendo sido membro da primeira diretoria, e escrevia crônicas e poemas para os vários periódicos de Itapecuru Mirim como, A Força, O Gigante e a Alvorada e para o Jornal Hoje de São Luís (MA). Os seus textos tinham o título Reflexões e Respingos. Segundo Natinho Ferraz, as maiores expressões culturais de Itapecuru Mirim de todos os tempos foram: Mariana Luz e Juvenal Nascimento.

Em 2008 a sua filha Maria de Nazaré Ferraz, em homenagem ao pai, publicou os seus escritos com o título Reflexões e Respingos, como tributo in memorian ao importante professor, que faleceu em 27 de novembro de 1985.

Raimundo Nonato Ferraz é patrono da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes – AICLA, da cadeira número 35.

Fonte: Jucey Santos