Acadêmicos - AICLA

01 – Jucey Santos de Santana

02 – Maria de Nazaré Ferraz Tomaz

03 – Nicodemos Bezerra

04 – Tereza Cristina Silva Lopes Santos

05 – Beto Diniz – Werbty Almeida Diniz

06 – Benedito de Jesus Nasc. Neto

07 – Alberto Pereira Martins Júnior

08 – Moaciene Monteiro de Araújo Lima

09 – Raimundo Gomes Meireles

10 – Francisco Inaldo Lima Lisboa

11 – Benedito Bogéa Buzar

12 – Brenno Bezerra de Araújo Pedrosa

13 – Maria da Assenção Lopes Pessoa

14 – Itaan de Jesus Pastor Santos

15 – Romeu Bandeira de Melo

16 – José Paulo Lopes de Sousa

17 – Antonio Blecaute Costa Barbosa

18 – Alex Sandro Muniz Cunha

19 – João Carlos Pimentel Cantanhede

20 – João Boaventura Bandeira de Melo

21 – Raimundo Nonato Lopes Junior

22 – Tarcísio Mota Coelho

23 – Raimundo Nonato Lopes

24 – Anozilda dos Santos Fonseca

25 – Janne Chaves Araújo

26 – Maurel Mamede Selares

27 – Mauro Bastos Pereira Rego

28 – Keyciane de Sousa Martins

29 – Josemar Sousa Lima

30 – Leonete Barros Amorim Barbosa

31 – Alberto Magno Moreira Martins

32 – Evilasio Costa Barbosa Filho

33 – Manoel Ferreira Moura Filho

34 – Benedita Silva de Azevedo

35 – Edvan Caldas Soares

36 – Terezinha Maria Muniz Cruz Lopes

37 – Gonçalo Amador Nonato

38 – Tiago de Oliveira Ferreira

39 – Ailson Lopes Costa

40 – Adney Teles

Jucey Santos de Santana, natural de Itapecuru Mirim (MA), filha de Manoel Germano dos Santos e Margarida Barbosa dos Santos. Graduada em Direito, pesquisadora, memorialista, biógrafa e antologista. Membro Fundador da Academia Itapecuruense de Ciências, Artes e Letras (AICLA). Faz parte das seguintes instituições: Federação das Academias de Letras do Maranhão (FALMA); Associação Maranhense dos Escritores Independentes (AMEI); Sociedade de Cultura Latina do Brasil (SCLB); Academia Norteamericana de Literatura Moderna (ANLM); Academia Ludovicense de Letras (ALL); Academia Vargem-grandense de Letras e Artes (AVLA), Associação de Escritoras e Jornalista do Brasil (AJEB), Núcleo de Estudos de Mariana Luz (NEMA) e outros. Publicou as seguintes obras: Mariana Luz: Vida, Obra e Coisas de Itapecuru Mirim (2014); Itapecuruenses Notáveis (2016); Sinopse da História de Itapecuru Mirim (2018); A Cigarra Mariana Luz, categoria infanto-juvenil (2019), em parceria com Assenção Pessoa; Coletânea Inspirações Poéticas (2016); em parceria com Inaldo Lisboa; João Batista, um homem itapecuruense e sua múltipla história (2016); Organização individual; As Aventuras do Gato Syd, para o neto Davi (2018); e Púcaro Literário I (2017), Púcaro II 200 anos de Itapecuru (2018) e Púcaro III, Protagonismo Feminino (2021).

 Nicodemos Bezerra, nasceu em 29 de abril de 1965 em Miranda, na época povoado de Itapecuru-Mirim. Filho de David Montelo Bezerra e de Maria do Carmo Bezerra, e pai de Arthur, David e Nicolas Mesquita Bezerra, ele é descendente direto dos pioneiros que fundaram o citado povoado, hoje sede do município de Miranda do Norte.

O desmembramento político de Miranda não se constituiu desligamento definitivo de Itapecuru-Mirim, visto que a história em comum perpassa por vidas valorosas de homens e mulheres que construíram as bases daquela comunidade.  Homens como José Clementino Bezerra, Raimundo Abraão Bezerra, Francisco Alexandrino Bezerra e suas esposas e filhos desbravaram e expandiram o os limites Itapecuruenses formando a comunidade onde ele e seus pais nasceram. Pelas circunstâncias políticas hoje ele vive além das fronteiras de Itapecuru, mas seu Registro Geral vive a lembrá-lo que ele nasceu na terra de Mariana Luz, de João Lisboa, de Viriato Correia e da AICLA.

Quando criança esteve presente na fundação do Colégio João Lisboa, homenagem ao ilustre Itapecuruense, onde fez seus estudos ginasiais. Para o curso secundário precisou ir para a capital, onde estudou nos colégios Cardoso Amorim e Ronald Carvalho. Aos dezenove anos iniciou a vida universitária na Universidade Federal do Maranhão cursando Desenho Industrial. Naquela época o espírito literário já o inquietava. Mesmo matriculado no curso de Exatas costumava “pagar cadeiras extras” no Departamento de Letras, que oferecia vagas em disciplinas da área de linguagem.  O inevitável aconteceu: deixou o Design pelas Letras. Trocou a aparência pela essência!  Fez Letras e depois Pedagogia, ambos na Universidade Estadual do Maranhão. Recentemente concluiu o curso de Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica, pela Universidade Federal do Maranhão.

Em 1988 o então povoado Miranda se emancipa, e inicia seus primeiros passos rumo à autonomia administrativa. Pelo talento literário foi agraciado com a honra de ter um poema selecionado por concurso público, que se tornou a letra do Hino Municipal do recém-criado município e pela vertente das artes visuais tornou-se, também por meio de seletivo público, o criador autoral da Bandeira e do Brasão Oficial, firmando-se assim na galeria das figuras ilustres e históricas dessa terra.  

A aprovação em quatro concursos públicos para a função de Professor de Português e Literatura reafirmaram a acertada escolha na troca de cursos. Como professor da C. E. Prof. Newton Neves, em Itapecuru, lecionou em seus anexos da zona rural, nos povoados de Entroncamento e Colombo, que segundo ele foi uma enriquecedora experiência tanto pedagógica quanto pessoal.

Em 2004 foi o único professor maranhense que teve um aluno premiado no Projeto de Valorização de Crianças e Adolescentes, promovido pelo Ministério da Educação, ao comemorar os 45 anos da Declaração dos Direitos das Crianças, com o Concurso Nacional de Frases: os direitos da Criança Brasileira.

Foi ainda selecionado para compor a primeira turma de professores brasileiros a participar no Programa Missão Pedagógica, da Câmara dos Deputados, participando de encontro com a Comissão de Educação e Cultura.

Em 2012 através da Junta de Missões Mundiais, instituição cristã, recebeu carta-convite da MORE THE GOLD, instituição internacional, para integrar grupo de trabalho voluntariado, no qual participou desenvolvendo ações pedagógicas na Espanha, terra de Cervantes (Sevilha), e na Inglaterra, berço de Shakespeare (Londres).

Orgulha-se de ter lecionado na Universidade Estadual do Maranhão, no período de expansão do Programa de Qualificação Docente, pelo interior do estado.

Em 2014 foi selecionado pela CAPES, Fulbright Commission in Brasil e pela US Embassy/Brasília, para fazer um curso de aperfeiçoamento em Língua Inglesa na St. John’s University em Nova Iorque/USA pelo programa THE LANGUAGE CONECTION daquela universidade americana. Foi nesse período que, entre uma aula e outra, escreveu NIC in NYC que ainda pretende lançar em uma versão bilíngue.

Foi o responsável pelo Projeto que adquiriu e implantou a Biblioteca Municipal Profª Marinalva Ribeiro Sampaio, primeira biblioteca pública municipal de Miranda do Norte, adquirida através do programa de doação pela Biblioteca Nacional, do Rio de Janeiro.

Em 2016 foi autor participante da Antologia MAIS DO QUE PALAVRAS, lançada em São Paulo, pela Scortecci Editora. É ainda, autor participante da obra “CHUVA LITERÁRIA: Uma Antologia de Autores Nordestinos” que será lançada em outubro (2017) na BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO, que será realizada em Recife PE, e possui também um poema selecionado pela da Editora Porto de Lenha para compor a Antologia PROSADORES E POETAS BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS, que vai ser lançada em homenagem a Machado de Assis.

É autor do livro infantil Uh! Igarapé Encantado, onde o real e o fantástico se combinam literariamente para contar às crianças da comunidade mirandense, a lenda que envolve um igarapé que marcou o nascimento da cidade, e que deu origem a mais tradicional festa da cultural local. A referida obra se encontra em fase de produção editorial para lançamento ainda este ano (2017).

Diante do exposto, almeja integrar-se à Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes, certo de que será uma honrosa oportunidade de participar ativamente nas ações que promovem e dignificam ainda mais a glória de sua terra e do povo de Itapecuru-Mirim.

Publicações

 

Parte de todos nós.

                                                         Letra: Nicodemos Bezerra

Faço parte dessa história
de vida, lutas e conquistas!
De gente forte, que traz em si
uma força inaudita!

Dos primórdios tempos idos
do longínquo Jundiaí,
Ao passar por Olhos d’Água
muitos lutaram por ti.

És parte de todos nós,
na vida ou na própria morte!
Nossa terra tão querida,
és tu Miranda do Norte!

D’além mar vem o teu nome,
de Deus, a tua unção.
Dos teus filhos toda a honra,
juntos num só coração!

Tens mostrado tua força!
Vences, porque tu és forte!
Exaltemos nossa terra!
Cantemos Miranda do Norte!

Artista Plástico e Psicopedagogo (Faculdade Santa Fé – São Luís/MA) nascido em Itapecuru Mirim – MA, em 22 de junho de 1976. De uma família numerosa e humilde, o artista crescera em um lar no qual a religiosidade católica sedimentara em seu espírito valores moral e respeito à dignidade humana que a posteriori haveriam de refletir-se em sua produção artística. Na ambiência da Escola Paroquial São Vicente de Paulo, nos anos de ensino fundamental, onde seus dotes artísticos e um indeclinável interesse pelo fascinante universo das artes manifestaram-se pela primeira vez.
Nos primeiros anos da adolescência Beto Diniz começara a ganhar seus primeiros trocados com desenhos, percebendo que podia profissionalizar-se, conjugando o prazer de produzir arte a uma profissão, buscou desde então o aprimoramento cada vez maior de suas habilidades naturais.
Aos 16 anos pintou seu primeiro quadro como profissional, uma releitura de “A Santa Ceia” de Juan de Juanes, pintor renascentista, onde ilustra a passagem do Novo Testamento em que Jesus institui a Eucaristia. Hoje predominam em suas obras todos os tipos de influências contemporâneas.

Em 26 de agosto de 1999, na sede da União dos Clubes de Mães, reuniu-se com vários Artistas Plásticos e Artesões e fundaram a Associação de Artistas Plásticos e Artesãos de Itapecuru Mirim onde se constituiu como o primeiro presidente da agremiação.
Em 2000, juntamente com Edimar Santos (renomado artista plástico e seu mestre) e outros artistas da Associação de Artistas Plásticos e Artesãos de Itapecuru Mirim realizou a restauração dos altares mor e das imagens sacras da igreja matriz Nossa Senhora das Dores, que são um patrimônio histórico e artístico do município de Itapecuru Mirim.
Realizou exposições individuais no Centro de criatividade Odylo Costa,filho/São luís MA(2002), SESC/Itapecuru-Mirim (2012), Itapecuru Social Clube (2013), Biblioteca Municipal Benedito Bogéa Buzar/Itapecuru-Mirim (2013/2014), Balsas/MA, Alto Parnaíba/MA, Santa Filomena/PI (2001) e outros.
De 2015 a 2016 foi coordenador do turno matutino do tradicional Colégio Leonel Amorim, e até os dias atuais leciona Arte, Filosofia, Sociologia e História nesta mesma instituição educacional. Foi professor na Escola Paroquial São Vicente de Paulo e é membro fundador da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes – AICLA como segundo secretario na primeira diretoria eleita. Na AICLA é ocupante da cadeira nº 05, patroneada pelo ilustríssimo matemático Itapecuruense Joaquim Gomes de Sousa. De 2011 a 2014 foi Presidente do Conselho Municipal de Cultura – Itapecuru-mirim. Em 2015 e 2016 ministrou cursos de desenho e pintura no SESC Itapecuru.

Implantou em Itapecuru Mirim o Programa de difusão da arte e cultura com o objetivo de fazer da arte uma ferramenta de transformação da vida das crianças e adolescentes.

Atendendo aos pedidos do poeta Theotônio Fonseca e da escritora Samira Fonseca realizou a arte das capas dos livros Poemas Itapecuruenses e outros poemas; O batucajé das Iaras (Theotônio Fonseca) e os livros O mistério da Casa da Cultura; Maria Passa na frente e Crystal – uma história de sincretismo e encantaria (Samira Fonseca).

Em 13 de agosto de 2017, Beto Diniz se tornou sócio fundador da Associação Maranhense de Artistas Plásticos – AMAP, elegendo-se membro da diretoria, ocupando a função de tesoureiro da instituição.

Participou no dia 1º de dezembro de 2017 do 5º Salão de Artes Plásticas da Academia Brasileira de Medalhística Militar – ABRAMMIL “Dr Mazza Francesco”, recebendo o Diploma de “Menção Honrosa na Modalidade Pintura” onde foi reconhecido como um artista que contribui para o engrandecimento das Artes Plásticas e integração do Brasil.

Participou da Exposição de Artes Plásticas “Outono com Arte” realizada de 18 de Abril a 13 de Maio  de 2018 no Espaço Cultural do Centro Comercial Jardim de Copacabana, Rio de Janeiro / RJ recebendo o Diploma por sua atuação brilhante. Evento realizado pelo Saber Cultural e pela Editora Posto Seis.

Participou da Exposição de Artes Plásticas “Esporte e Arte”, valorizando o Brasil e Rússia na Copa do Mundo, realizada de 14 a 30 de Junho no Espaço Cultural do Centro Comercial Jardim de Copacabana, Rio de Janeiro/RJ.

Em setembro de 2020 pintou em Itapecuru Mirim na Praça Negro Cosme o mural Dom Cosme Bento das Chagas: Tutor e imperador da liberdade.

Em novembro de 2020 pintou um grandioso mural com personalidades da cultura e história maranhense no Museu da Memória Áudio Visual do Maranhão MAVAM, obra de arte de grande relevância para a Arte Maranhense.

Veja as reportagens: 

https://globoplay.globo.com/v/9040734/

https://www.zecasoares.com/2020/11/23/mavam-presta-homenagem-a-personagens-da-historia-do-ma/

Em Fevereiro de 2021 tornou-se membro da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura – ABRASCI.

De 8 de Março a 30 de abril de 2021 participou da Exposição de Arte: ELAS, realizada pela Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura – ABRASCI no Central Plaza Shopping em São Paulo / SP. Participou da Exposição: A Arte entre Cores e Contornos, também realizada pela ABRASCI no Hotel Mercure em São Paulo/SP.

Benedito de Jesus Nascimento Neto (Benedito Coroba)

Benedito de Jesus Nascimento Neto (Benedito Coroba) nasceu no município de Itapecuru Mirim, no povoado Cigana, Estado do Maranhão, em 12 de setembro de 1958. Filho de Maria Mendes Nascimento (hoje com 82 anos) e Antônio Matos Nascimento (já falecido).

Estudou o antigo Primário (hoje Ensino Fundamental Menor) na Escola Paroquial São Vicente de Paulo, e o Ginásio (hoje Ensino Fundamental Maior) cursou no Ginásio Bandeirantes, ambas escolas em Itapecuru Mirim. Estudou o Segundo Grau (hoje Ensino Médio) nos estabelecimentos de ensino Colégio São Luís e Liceu Maranhense, ambos em São Luís, capital do Estado. Em seguida, foi aprovado no vestibular da Universidade Federal do Maranhão – UFMA para cursar Direito, de 1977 a 1981. Após esse período e já inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Secção Maranhão, retornou para Itapecuru Mirim para advogar para os trabalhadores e trabalhadoras rurais de diversas comunidades até 1990, travando diversas lutas pelos direitos dessa classe tão sofrida.

Em 1990 foi eleito Deputado Estadual, com mandato de 1991 a 1994, praticamente recebendo do município de Itapecuru Mirim a maioria dos votos de que precisava para sua eleição. Benedito Coroba foi um dos mais atuantes deputados estaduais daquela legislatura, tornando-se conhecido e respeitado em todo o Maranhão.

Em junho de 1995 ingressou no Ministério Público, onde exerceu seu cargo com seriedade, responsabilidade e competência, passando por várias comarcas sendo a última a do município de Vargem Grande, até setembro de 2018 quando se aposentou. Com a aposentadoria voltou a morar em Itapecuru Mirim, recebendo na Eleição de 2020 a maioria dos votos dos itapecuruenses para ser o Prefeito do município.

Benedito Coroba é Pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal e Direito Constitucional e Especialista em Tribunal do Júri e em Direito Agrário, neste último mostrando extrema desenvoltura desde a defesa dos sindicatos e comunidades rurais na década de 90. Ao longo dos anos, Benedito Coroba participou de vários congressos e cursos jurídicos.

Coroba foi co-autor, juntamente com os juízes de Direito José Costa, Roberto de Paulo Oliveira e o Conselheiro Caldas Furtado, do livro intitulado “Lei de Responsabilidade Fiscal em Perguntas e Respostas”. Atualmente é Membro Fundador da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes – AICLA.

Catedrático e de sublime oratória é constantemente convidado para proferir palestras no Estado do Maranhão e em outros estados do Brasil.

Alberto Pereira Martins Júnior é escritor itapcuruense, jornalista, atualmente diretor do site Itapecuru Notícias e diretor de jornalismo da TV Difusora Itapecuru Mirim, é membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), fundou o Jornal Universitário da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Cursou mestrado em Cultura e Expressão Lusófonas na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD (Portugal), também graduado em Letras, foi diretor de educação e depois gestor da Unidade Regional de Educação de Itapecuru Mirim (URE – SEDUC), tem experiência na área de Literatura, com ênfase em Ensino de Língua Inglesa, Portuguesa e Espanhola. Cursou Filosofia e Música na Universidade Federal do Maranhão sem concluir. Autor dos livros “Meu Dicionário Está no Lixo” e “Passando a Língua. Curiosidades do Nosso Idioma”, autor de artigos publicados em veículos de circulação nacional como Revista Imprensa.

MOACIENE MONTEIRO DE ARAÚJO LIMA nasceu em 15 de novembro de 1962, na cidade de Itapecuru-Mirim, tendo como genitores, o também poeta e locutor Moacir de Araújo Lima, e a professora Eliete Monteiro Lima. Moaciene casou-se aos 21 anos com Francisca Cleide Lima e Lima, sua grande companheira e incentivadora. Da união, nasceram Cleiciene Monteiro Lima e Cleison Vinícius Monteiro Lima, tendo a primogênita lhe brindado com a neta Arianne Rafaelly Lima da Silva que é uma das musas inspiradoras para as composições de músicas e poesias e declaradamente a sua maior paixão.

Moaciene possui um vasto currículo voltado para a área artística, sendo compositor, folclorista, locutor, apresentador e produtor cultural, além de ser membro fundador do bloco carnavalesco Os Piratas (1979) e do Boi Apaixonado de Itapecuru em 1996.  As suas composições (toadas) foram gravadas por vários grupos folclóricos da região do vale do Itapecuru, possuindo uma média de 300 poesias escritas ao longo de sua carreira.

Os poemas e as suas composições versam sobre temáticas variadas, que vão desde o enaltecimento aos sentimentos amorosos, como amor, paixão e todas as significâncias que podem ser atribuídas às relações humanas. O poeta relata que muitas de suas criações são baseadas em histórias reais de amigos e pessoas conhecidas.

Moaciene também desenvolveu durante muitos anos um trabalho de cunho social voluntário, principalmente junto a jovens brincantes, na prevenção e assistência ao uso de drogas, com acompanhamento e orientação, dando-lhes suporte, com aconselhamento e em muitos casos, acolhida em sua residência.

Pelo seu trabalho em defesa da cultura em nossa cidade, e toda uma vida dedicado à arte, Moaciene teve seu mérito reconhecido, sendo consagrado como imortal da Academia Itapecuruense de Ciências Letras e Artes – AICLA  – Membro Fundador da cadeira número 08.

Seguem algumas poesias escritas por Moaciene:

 

TÍTULO: PEQUENO FRASCO DE AMOR

EI, PEQUENO FRASCO DE AMOR

CHEGA PRA CÁ, POR FAVOR!

QUERO CONTIGO FALAR

TU QUE ÉS NOSSO ORGULHO, QUERIDA

FONTE DE NOSSAS VIDAS

HOJE QUEREMOS TE HOMENAGEAR

TU QUE SUFOCASTE TEUS DESEJOS

RENUNCIASTES AO LUXO

NOS DESTE CALOR E BEIJOS

TUDO FEZ PARA NADA FALTAR

HOJE ESTÁS TÃO PEQUENINA

BELA, BISA, MENINA

DIAMANTE QUE JESUS VEIO NOS PRESENTEAR

AGORA QUERO AGRADECER-TE

POR TEU AMOR E DEDICAÇÃO

MÃEZINHA QUERO DIZER-TE

ÉS NOSSO TESOURO E EMOÇÃO DO NOSSO ORGULHO

DE SERMOS FILHOS DE UMA PROFESSORA

MÃE SOFREDORA

PARABÉNS, PIONEIRA, GUERREIRA

AGORA FALO DE CORAÇÃO

TU ÉS A MELHOR MÃE

DE ITAPECURU-MIRIM

DO BRASIL E DO MARANHÃO

PARABÉNS POR SEUS OITENTA E TRÊS ANOS!

 

TÍTULO: ARIANNE E LANNA

EI, ESTOU PERDIDO DE VEZ

POIS ENCONTREI EM VOCÊS, MENINAS

UM AMOR DIFERENTE

AMOR LINDO E SURPREENDENTE

MARAVILHOSO, ATRAENTE

QUE A CADA DIA ME FASCINA

NUNCA PENSEI QUE FOSSE TER

TANTO AMOR PRA OFERECER

A TROPA DA PAIXÃO

QUE ME PEGOU DE JEITO

FAZENDO FELIZ MEU PEITO

ALEGRE MEU CORAÇÃO

POIS DE AMOR ESTOU EMBRIAGADO

ADORO VOCÊS AO MEU LADO

NÃO ME VEJO SEM ESTE AMOR

QUE ACALENTA MEU PEITO

FAZ-ME FELIZ DE VERDADE

POR VOCÊS APAIXONADO SOU

SOU FELIZ, SOU VOVÔ

NÃO EXISTE AMOR IGUAL

NESTA VIDA MUNDANA

DO QUE SENTE ESTE VOVÕ

POR MEUS AMORES

NETINHAS LINDAS

ARIANNE E LANA!

 

TÍTULO: MINHA GRANDE PAIXÃO

 

DEIXA EU AMAR VOCÊ

DELIRAR DE PRAZER

PILOTAR O TEU CORPO

DEIXA EMBRIAGAR-ME DE AMOR

GEMER SEM SENTIR DOR

APAGAR ESTE DESEJO LOUCO

DEIXA OUTRA VEZ EU SER FELIZ

ACORDAR AO TEU LADO

ENVOLVER-TE EM UM ABRAÇO

SENTIR O TEU CORPO ARDENTE

COMO UM NAMORADO NOVO

APRENDENDO, REVIVENDO NOVO GOZO

DE TUA GOSTOSA VULVA QUENTE

 

SÓ AO TEU LADO ESTOU REALIZADO

POIS AMAR-TE JAMAIS SERÁ PASSADO

SEMPRE SERÁ PRESENTE

POIS SO TU, MUSA, ME ENCANTA

GANHEI DE DEUS ESTA SANTA

CONTIGO ESTAREI SEMPRE

E TE AMAREI ETERNAMENTE

 

 

 

TÍTULO: SALVE, MUSA, MÃE, MULHER!

 

NÃO POSSO COMPARAR

TEU AMOR A ACALENTAR

POR TODA VIDA

VOCÊ, MULHER MAJESTOSA

PROTETORA E MIMOSA

DO MUNDO, A MAIS QUERIDA!

LINDA MESMO É VOCÊ

QUE VIVE A PROTEGER

QUEM O SEU VENTRE GEROU

ÉS RAINHA DA BELEZA

TEU CARINHO E DELICADEZA

SÓ O AMOR SEMEOU

QUEM É VOCÊ, PAIXÃO?

MUSA DA PROTEÇÃO

MESMO POBRE, TEM O DOM DE DEFENDER

MULHER EM ITAPECURU AMADA

NO MARANHÃO, IDOLATRADA

SER NOBRE QUE NÃO NOS DEIXA PADECER

HOJE FALO

SALVE A CLEIDE, A ELIETE E A RAQUÉ

JUCEY, CLEICIENE E NAZÉ

QUE SÃO FONTE DE BENÇÃO

SALVE VOCÊ, MULHER

MUSA, MÃE DA NAÇÃO

ESSA É A MINHA HOMENAGEM DE CORAÇÃO

Raimundo Gomes Meireles é itapecuruense, professor, graduado em Filosofia pela UFMA e em Direito pelo UNICEUMA, mestre e doutor em Direito Canônico pela Universitas A S. Thomas de Aquino, pós-graduado em Direito Internacional pela Universitas Lateranensis, Chanceler da Cúria Metropolitana de São Luis, Coronel e Capelão do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão – CBMMA, membro fundador da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes, Academia Ludovicense de Letras, Academia Maranhense de Letras e Artes Militares e União dos Juristas Católicos/MA. Foi coautor da obra “O Iguaraense, 175 anos de Vargem Grande” (2020), organizada por Jucey Santana, com a relevante pesquisa, Santuários do povo maranhense. Participou do projeto da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes,   das edições Púcaros Literários I (2017) e Púcaro II (2018).

INALDO LISBOA (Francisco Inaldo Lima Lisboa) é maranhense, nascido em Itapecuru-Mirim, em 1964, onde principiou sua trajetória profissional com momentos marcantes como ator, diretor e autor teatral. Mas foi no antigo grupo CARICARETA, dirigido pelo saudoso ator Jaime Furtado que sua carreira no teatro começou a se consolidar. Graduou-se em Educação Artística, com habilitação em Artes Cênicas, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e em Letras pelo UNICEUMA. É especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira e Mestre em Ciências, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É doutorando pela Universidade Nacional de Rosário -UNR Argentina. Desde 2015 é diretor Geral pro-tempore do IFMA Campus Itapecuru Mirim.

Desde 1995 é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA São Campus São Luís Maracanã, ex-Escola Agrotécnica Federal de São Luiz) onde, além de suas atividades docentes, exerceu cargo de gestor (Chefe da Diretoria de Desenvolvimento Educacional, Diretor Substituto e Diretor Geral Pro-Tempore). Também desenvolveu um trabalho de pesquisa teatral com o grupo Fazend’Arte e com o qual montou vários espetáculos e conquistou prêmios no Festival Maranhense de Teatro Estudantil, promovido pelo Centro de Artes Cênicas do Maranhão (CACEM) e revelou talentos das artes cênicas. Prêmios recebidos: Melhor espetáculo, melhor diretor e melhor cenografia, com o espetáculo Modernicravizando (2006) recebendo várias vezes menção honrosa pelos textos escritos e encenados.

Foi vencedor do Prêmio Água Fonte de Vida e Desenvolvimento de 2007, na categoria texto teatral, com a peça Canto d´Água,  promovido pela Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão – CAEMA.

 Entre suas inúmeras obras, destacam-se as peças teatrais Nossa Velha Canção (1996); Babaçu is Business (1999); Moderniscravizando (2006); Os órfãos de Ayrton Sena (2004); Trangênicos or not Transgênicos (2005); Um grito vindo do Rio Itapecuru (1997), É fogo (2009) entre outras. São também de sua autoria as peças Que Espetáculo é Esse? (1987) e O Filme de Ontem (1988), ambas encenadas pelo grupo CARICARETA e apresentadas no Teatro Artur Azevedo. Escreveu ainda Caminhos de Pedra Miúda, feita a partir de uma pesquisa sobre a história da cidade de Itapecuru-Mirim, texto encenado várias vezes pelo TEIt (Teatro Experimental Itapecuruense), grupo fundado por ele em 1982.

Publicou o livro de crônicas e contos Tudo Azul no Planeta Itapecuru, lançado em 2005 e o livro Nicéas Drumont: o gavião Vadio, prêmio Artur Azevedo, primeiro lugar teatro, no 31º Concurso Literário e Artístico Cidade de São Luís, em 2007.

No mesmo concurso também recebeu o prêmio Graça Aranha, na categoria novelas e romance, obtendo o segundo lugar com o livro de novelas, Os novos degredados do Éden. Participou da coletânea Púcaro Literário, 1ª edição (2017) e organizou, juntamente com Jucey Santana, o livro João Batista: Um homem itapecuruense e sua múltipla história, 2016.

É membro fundador da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes (AICLA) e atual presidente durante o biênio 2020 a 2022. Também é o curador da Festa Literária de Itapecuru-Mirim – FLIM. É associado à Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT) e a Associação Maranhense de Autores Independentes (AMEI).

Realizou também o projeto de pesquisa “Projeto Pedagógico Fazend’Arte: uma proposta de teatralidade e alfabetização cênica no cotidiano do IFMA São Luís Campus Maracanã”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) orientando a bolsista Inaiara Costa de Brito, do IFMA Campus São Luís Maracanã.

Roteirizou e produziu o filme longa metragem Caminho de Pedras Miúda (2015), roteirizou, dirigiu e produziu os filmes No Palco com Aldo Leite (documentário em longa metragem) 2018, João Batista (documentário em curta metragem) 2016, No tempo de Abdala era Assim (documentário em curta metragem) 2018, Uma Sexta-feira em 1940 (ficção baseada em fato real curta metragem) 2018.

Em 2019 lançou os livros O último voo das andorinhas e Os novos degradados do Éden, pela Viegas Editora.

Publicações

Benedito Bogea Buzar nasceu em Itapecuru Mirim -MA, a 17 de fevereiro de 1938, filho de Abdala Buzar Neto e Dionila Bogea Buzar. Na sua cidade fez os primeiros estudos com a professora Mariana Luz. Depois foi encaminhado para cursar o antigo primário no  Grupo Escolar Gomes de Sousa.

Em São Luís após estudar  no Colégio Maranhense, dos Irmãos Maristas, e o Colégio Estadual do Maranhão (Liceu), graduou-se em Direito pela  Faculdade de Direito do Maranhão. É jornalista, escritor,  professor e pesquisador.

Manteve, no Jornal do Dia, a coluna diária Roda Viva, que assinava sob o pseudônimo de J. Amparo, tendo sido  a mais prestigiosa de São Luís. Colaborador dos jornais O ImparcialJornal do Dia, O Debate, O Estado do Maranhão, e das revistas Garota de São Luís, Projeção, Impacto e Legenda, da qual também foi secretário.

Suas atividades jornalísticas compreendem, ainda, a produção e apresentação do programa Maré Alta, que manteve na TV Ribamar.

Deputado à Assembleia Legislativa do Maranhão, Benedito Buzar teve seu mandato cassado em abril de 1964, mandato que lhe foi devolvido simbolicamente por aquele Parlamento em maio de  2013.

Professor titular de Ciências Políticas do Curso de Administração Pública da Federação das Escolas Superior do Maranhão e da Universidade Estadual do Maranhão; membro e  presidente do Conselho Estadual de Cultura; Chefe da Divisão de Assuntos Internos, da Divisão de Planejamento, da Assessoria Técnica e de Gabinete da Sudema; subchefe do Departamento de Estudos Jurídicos e Sociais da Escola de Administração Pública da UEMA; assessor de Comunicação Social do Senai e Sesi; advogado do Escritório Técnico de Administração Municipal; chefe de gabinete da Prefeitura de São Luís; secretário municipal de Educação e Cultura de São Luís; coordenador geral da Secretaria da Cultura do Maranhão; diretor-presidente da Maratur; secretário de Estado da Cultura; diretor-presidente do Serviço de Imprensa e Obras Gráficas do Estado; assessor do Sebrae-MA; gerente de Articulação e Desenvolvimento da Região do Itapecuru, membro do Conselho

Autor de diversas memórias históricas, duas das quais foram premiadas pelo Concurso Artístico e Literário Cidade de São Luís: Do Sarneysmo ao Vitorinismo e Eleição de Chateaubriand no Maranhão.

De suas numerosas pesquisas, Benedito Buzar publicou as seguintes obras:

– A Greve de 51; os trinta e quatro dias que abalaram São Luís. 1983;

– Fiema: Vinte anos de lutas e vitórias. São Luís. 1988;

– 50 anos de Banco do Estado do Maranhão.  1989;

– Politiqueiros, politicalha, politiquice, politicagem e política do Maranhão, 1989;

– 100 anos de telefonia no Maranhão, 1991

­­­-  Neiva Moreira: o jornalista do povo,  1997;

– O Vitorinismo; lutas políticas no Maranhão (1945 a 1965), 1998;

­­­­- Vitorinistas e Oposicionistas. São Luís,  2001;

– 50 Anos da Greve de 51, São Luís, 2001;

– No tempo de Abdala  era assim, 2011;

– O dia a dia da história de Itapecuru, 2014.

O jornalista e professor Benedito Buzar foi também, homenageado pela Assembleia Legislativa com a Medalha Manoel Bequimão

Agraciado com a Medalha do   Mérito Timbira; Medalha de Grande Oficial da Ordem dos Timbiras, com a Ordem do Mérito Judiciário do Tribunal de Justiça do Maranhão, com a Medalha de professor Emérito da Universidade Estadual do Maranhão, com a Medalha do Mérito Militar, com a Medalha Simão Estácio da Silveira da Câmara Municipal de São Luís,  do Mérito Mauá do Ministério dos Transportes, Medalha  Comemorativa do Bicentenário do Nascimento de Odorico Mendes, Medalha La Ravardiere da Prefeitura de São Luis,  Medalha do IV Centenário de São Luis, da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.

Representou no Conselho Universitário da Universidade Federal do Maranhão, no Conselho Administrativo da Fundação Cultural do Maranhão e no Conselho Editorial do Uniceuma.

Membro da Academia Maranhense de Letras e da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes.

Benedito Buzar, quando foi secretário de Cultura do Estado conseguiu dar prosseguimento ao projeto de restauração do secular prédio da antiga cadeia, em 1990, atualmente Casa da Cultura Professor João Silveira.

O ilustre itapecuruense é possuidor de profundo  conhecimento   da política, dos políticos, incansável pesquisador das  personalidades que construíram  a nossa história, a história dos que lutaram para realizar o sonho de se tornar realidade a nossa  querida Itapecuru Mirim.

 
Publicações

Brenno Bezerra nasceu em 26 de janeiro de 1990, em Itapecuru Mirim (MA), e é filho da professora Sheila Zandra Bezerra de Araujo. É Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Faculdade São Luis; e em Letras, pela Universidade Estadual do Maranhão, com Pós-Graduação em Língua Portuguesa e Literaturas Brasileira e Portuguesa. Atualmente, é graduando em Direito, pela Universidade Estácio. Seu debut na escrita ocorreu em 28 de março de 2008, quando começou a trabalhar como crítico de cinema em um blog, onde também é editor-chefe. Seus textos já fizeram dele comentarista em um jornal e uma rádio, em São Luis. Em 2009, tornou-se o primeiro maranhense a ser aceito na Sociedade Maranhense de Blogueiros Cinéfilos. Em sua terra-natal, é professor e servidor público efetivo, estando exercendo o cargo de assessor de comunicação da Prefeitura. Contribui com o Jornal de Itapecuru e com o jornal e site Itapecuru Agora, assinando matérias de diversas editorias. Em 2011, tornou-se membro fundador da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes, ocupando a cadeira de nº 12, que tem como patrono o seu bisavô, o músico Carlos Bezerra. Atual Vice-Presidente, é o caçula dentre os imortais do sodalício. Certificado por trabalhos prestados na literatura, pelo Governo do Estado do Maranhão; e na filantropia, pelo UNICEF, Brenno é autor dos livros Resenhistas na Web – O Novo Crítico de Cinema e Ao Maestro, com Carinho, além de ser coautor das obras da linha Púcaro Literário.

Professora especialista, poetisa, Maria da Assenção Lopes Pessoa nascida em 25 de maio de 1960, na cidade de Itapecuru Mirim, MA. Brasil. Filha de Antônio Ferreira Lopes e Maria da Paz de Meneses Lopes.

Curiosidade: Todavia, como não havia hospitais em Itapecuru Miirm, Assenção Pessoa nasceu na casa de Áurea Nogueira, tia de sua mãe, na Av. Gomes de Sousa. Pois era comum fazer os partos em casa, com as parteiras leigas. E quem fez o parto de sua mãe foi Ana Júlia, parteira de renome para sua época. Portanto, Assenção veio ao mundo pelas mãos de Ana Júlia. Esta casa também foi parte da história de Itapecuru-Mirim, quando cedida para o funcionamento do Grupo Escolar Gomes de Sousa no período de 1930 a 1945. Hoje funciona no local, lojas de grande porte.

Assenção passou sua primeira infância no Bairro Trizidela, Itapecuru Mirim, morando com seus avós paternos. Passou a pré-adolescência no centro da cidade, morando com seus pais. Primeiro, na Av. Beira Rio, seguindo para rua Cel. Catão e depois na rua Sto. Antônio.

Iniciou os estudos de educação infantil na escola Professor Clodomir Caldas (hoje inexistente), cursou o primário na Escola Paroquial São Vicente de Paulo, da 5ª a 8ª série, estudou no antigo Ginásio Bandeirante. Fez o curso técnico em Enfermagem e o curso de Magistério na extinta escola Cônego José Albino Campos. Sempre uma aluna dedicada e que participava de todas as comemorações culturais, artísticas e desportivas das escolas as quais estudava. Nos jogos escolares participava como atleta no Voleibol, Handebol, Corridas de 100m e revezamento. Criou sua primeira peça teatral para o dia das mães ainda na escola Cônego José Albino Campos.

Aprendeu Datilografia na Escola Jesus Maria José. Atualmente, estes cursos estão obsoletos.

Em 1978, por uma comissão de professores, entre eles, o professor Nonato Lopes e João Silveira, foi eleita a melhor aluna de Itapecuru Mirim, representando assim, o seu município na então posse do último presidente da ditadura militar, João Batista Figueiredo em 15 de março de 1979, em Brasília pela Liga da Defesa Nacional, e que lhe concedeu sua primeira medalha de Honra ao Mérito.

Casou-se com o pirapemense Leonidas Mesquita Pessoa, em 14 de setembro de 1979. Uma união de muito amor e realizações, com quem tem 04 filhos: Hugo, Higo, Leonidas Junior e Suyanne, e 07 netos: Laiza Mirella, José Guilherme, Sarah Louise, Amália, Isadora, Gabriel e Alana Ariella (in memória).

Professora Nomeada pela rede municipal, Assenção Pessoa trabalhou nas escolas João da Silva Rodrigues (onde foi também Gestora por um ano), JI Dr. Alvimar de Oliveira Braúna e na Escola Gonçalves Dias.

Em 1982, se licenciou sem vencimento e foi morar em Pirapemas, MA., onde passou oito anos de sua vida, e teve uma importante contribuição na educação daquele município. Lá lecionou na escola U.I. Pirapemense (hoje C. E. Pirapemas) de ensino fundamental, pelo projeto escola do Povo da rede estadual, sendo efetivada em 1986, pelo Governo do Estado do Maranhão, atuando também como Gestora da mesma Escola. Foi diretora da escola Municipal Walter Andrade, por nomeação em 1983, e supervisora de Educação Infantil. Durante suas atividades educacionais no município, Assenção Pessoa incentivou os desfiles de 7 de Setembro, atividades culturais e desportivas nas escolas da rede Estadual e  municipal.

Com o falecimento de seu sogro, Leônidas Rodolfo Pessoa, voltou a residir em Itapecuru Mirim, sendo removida por Portaria nº 5301/1991 para o Grupo Escolar Gomes de Souza. Prestou concurso novamente para rede estadual, sendo aprovada em 6º lugar e nomeada para trabalhar na escola Wady Fiquene – CAIC, em 1994, onde mais tarde foi gestora por 7 anos. Com duas matrículas, se reversava entre as escolas estaduais, Wady Fiquene e CEM Newton Neves. Anos depois é transferida para o CEM Ayrton Senna para gerir aquela escola, de onde só deixou a gestão, após sua aposentadoria voluntária em 2016.

Ao regressar a Itapecuru Mirim, Assenção Pessoa pede exoneração do cargo de professor da rede Municipal para se dedicar às suas duas nomeações na rede estadual.

FORMAÇÃO EDUCACIONAL E PROFISSIONAL

Formada pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, em Biologia, com especialização em Biologia e em Supervisão, Gestão e Planejamento Educacional pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano – IESF, Assenção exerceu sua profissão por 30 anos entre as escolas municipais e estaduais dos municípios de Pirapemas e Itapecuru Mirim. Deixando um legado de profissionalismo e contribuição nas mais diversas áreas do conhecimento.

Possui outros cursos e mini-cursos nas disciplinas de Português, Geografia, Ciências, Matemática, Meio Ambiente, Gestão, seminários sobre educação, e participação em encontros na área de meio ambiente e da educação envolvendo as disciplinas de inglês, arte, língua portuguesa, geografia, história, biologia, matemática, educação fiscal e cidadania, educador social, jovens e adultos e motivação desenvolvimento de trabalho em equipe, somando mais de 3.000 horas/aulas.

A título de carência, atuou como professora de várias disciplinas nas escolas estaduais CAIC – Wady Fiquene e Professor Newton Neves. Criou o Projeto Arte-Vida, Sábado Alegre, mini-peças teatrais nas escolas, criou e produziu as feiras de ciências para essas escolas e produziu e distribuiu cordéis educativos e políticos. Participou do VII Festival Maranhense de Teatro Estudantil.

PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Possui como principal produção científica sua monografia: “Educação Sexual e Saúde Escolar”, dentre outros trabalhos. Contribui com vários estudantes de graduação, na produção e pesquisa de trabalhos monográficos científicos, bem como, Artigos Científicos.

Publicou o artigo “Proposta de Criação do Parque Municipal Ambiental Fonte da Miquilina, município de Itapecuru Mirim, MA. Brasil” pela Web Artigos, no endereço http://bit.ly/2ummz7j, em 09/07/2018.

 

LITERATURA

Escritora, Pesquisadora, Poeta, Assenção Pessoa é Membro Fundador da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes – AICLA – Cadeira de Nº 13, Patrono: Manfredo Viana, do qual é descendente sendo sua bisneta. Membro efetivo da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão (SCLMA). Membro correspondente da Academia Vargem-grandense de Letras e Artes (AVLA). É Membro coordenador da FESTA LITERÁRIA DE ITAPECURU MIIRIM (FLIM), e participante na aplicação da Oficina Construção de Histórias Infantis – Escrita Criativa (2018/2019); palestra tema: Educação Sexual e Saúde Escolar (2019); mediadora de mesas redondas (2020).

TRABALHOS PUBLICADOS:

Recordações (poesia) (Editora NELPA, São Paulo, 2011); Infanto-juvenis: José e as Três Mosqueteiras, A Princesa Sarah e o Sapo, Mirela a princesa que vivia sonhando, Os Sonhos Dourados de Amália, Sapatilhas de Pontas (Editora Gregory, São Paulo, 2015); Itapecuru Mirim, sua gente, sua história (Editora NELPA, São Paulo, 2015); Educação Sexual e Saúde Escolar; Alana, um ser de luz outros contos e poesias (Gráfica Valle – São Luís, MA, 2018); LAGUSA Poemas, orgasmos em dose dupla (Kafgráfica – São Luís MA, 2020).

Participação 08 Antologias: 1ª Antologia AICLA, da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes: org. Benedita Azevedo, 2013. Mil Poemas para Gonçalves Dias, org: Dilercy Aragão Adler e Leopoldo Gil Dulcio Vaz, 2013. Mil Poemas para Óscar Alfaro, LIBRO VIRTUAL.ORG, 2013. Mil Poemas para Gonçalves, Dias: Diário de Viagem, org: Dilercy Aragão Adler e Leopoldo (2013). Antologia de Autores Itapecuruenses, Inspirações Poéticas, org. Assenção Pessoa e Jucey Santana. Púcaro Literário I e II (2071/2018), org. Jucey Santana e João Carlos Pimentel. O Iguaraense, 175 anos de Vargem Grande, org. Jucey Santana (2020).

TITULOS RECEBIDOS:

COMENDA GONÇALVES DIAS” e o Título de “Tupy de Caxias” (em Caxias, Ma.), pela Academia Caxiense de Letras.(2013)

Em 2017, promoveu junto à Câmara de Vereadores, a 1ª Audiência Pública, tendo como pauta o Projeto Balaiada, Fórum Balaiada e Semana da Balaiada. No desfile do Sete de Setembro, do ano em curso, integrou junta à Secretaria Municipal de Educação, tema sobre a Balaiada e o Projeto Balaiada. Auxiliou a Eficaz Consultoria nas pesquisas e organização da Rota Turística, a Rota dos Balaios, com levantamento de dados sobre o município de Itapecuru Mirim.

Atualmente, exerce a função na área da cultura e turismo na Secretaria Municipal da Juventude, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Itapecuru Mirim.

 

Itapecuru Mirim, 07 de agosto de 2021.

Maria da Assenção Lopes Pessoa.

Itaan de Jesus Pastor Santos

1960 = nascimento no povoado Oiteiro dos Nogueiras, em Itapecuru Mirim. Quarto e último filho de Edson de Almeida Santos e Loimar Pastor Santos. Suas três irmãs são Salviana Pastor Santos, Marluze Pastor Santos e Luzinea Pastor Santos

1961 = seus pais mudam para a sede do município. Passa a morar na rua Santo Antonio, 266

1965 = começa a estudar na sala de alfabetização da prima Marlene, filha de Malvina, na casa da tia avó Aurea Nogueira

1965 = morte do pai

1966 a 1967 = estuda o segundo e terceiro ano no Grupo Escolar Gomes de Sousa, tendo como referência a professora Maria das Dores Cardoso

1969 = mudança para São Luís. Mora no bairro da Liberdade, na rua Luís Guimarães, 20

1969 = estuda o quarto ano no Grupo Escolar Barbosa de Godói

1971 a 1974 = faz o ensino fundamental maior, de quinta a oitava série no CEMA, da Camboa

1975 = faz o primeiro ano do ensino médio no Gonçalves Dias

1976 a 1977 = conclui o ensino médio na Escola Técnica Federal do Maranhão

1978 = passa no vestibular para Medicina Veterinária, na Universidade Estadual do Maranhão

1978 a 1982 = faz o curso de Medicina Veterinária

1983 = passa a trabalhar na UEMA como professor do curso de Medicina Veterinária

1985 = nasce seu filho Kirlyan Salles Santos

1986 = nasce sua filha Vívian Salles Santos

1987 = começa a trabalhar na Sociedade Maranhense de Defesa dos Direitos Humanos

1990 = funda com outros colegas a Associação Agroecológica Tijupá

1996 = começa a namorar com Viramy Marques de Almeida com quem casa em 2003

1996 a 1999 = faz o mestrado em Agroecologia na UEMA

2000 = nasce seu terceiro filho Yuram Almeida Santos

2001 = passa a consultor da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) trabalhando no Submédio São Francisco

2002 e 2003 = trabalha como consultor da FAO em Maragogi (Alagoas). Em 2003 assume a Secretaria Municipal de Agricultura de Maragogi

2004 = tem lançado seu livro “Expansão e Trajetórias da Pecuária na Amazônia, Maranhão, Brasil” em parceria com Roberto Porro, da EMBRAPA, e Benjamin Mesquita, da UFMA

2006 a 2011 = faz o doutorado em Agronomia, no Instituto Superior de Agronomia, da Universidade Técnica de Lisboa, em Portugal

2009 = ajuda a criar e passa a coordenar o Núcleo de Extensão e Desenvolvimento (LABEX), dentro do Centro de Ciências Agrárias

2016 = passa a fazer parte do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional, da UEMA

2020 = nasce seu primeiro neto Ravi Almeida Santos

Romeu Silvio Bandeira de Melo

Romeu Silvio Bandeira de Melo, maranhense, natural de Itapecuru Mirim, residente em Rio de Janeiro-RJ, filho de Maria José Bandeira de Melo e de Luiz Gonzaga Bandeira de Melo, formado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Moraes Junior (Rio de Janeiro-RJ).

Poeta e escritor, estudante do Espiritismo, dirigente e palestrante espirita, é autor do livro Estrela Luminosa (2015).

Possui outros escritos no prelo.

Casado com Maria Josefa Fraga Bandeira de Melo (in memoriam), tem dois filhos, Homero e Daniel e o último lhe deu um neto, Gabriel.

É desportista. Gosta de esportes e é torcedor do Clube de Regatas Vasco da Gama do Rio de Janeiro por sua história.

Quando dispõe de tempo, ocupa-se em leitura e escreve.

É membro da AICLA, Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes, e ocupa a cadeira de número 15 – patrocinada por Juvenal Nascimento de Araújo.

José Paulo Lopes Sousa

No dia 28 de Setembro de 1954, no povoado Moreira, na cidade de Itapecuru-Mirim, nasce o menino: JOSÉ PAULO LOPES SOUSA, filho de SEBASTIÃO SOUSA, e de dona TEREZINHA LOPES SOUSA (Moreira, 12/02/1928).

Em sua árvore genealógica, pude perceber que o mesmo é sobrinho materno de JÚLIA MOREIRA DOS SANTOS (Dona Mocinha) e de ELIAS MOREIRA SANTOS (Seu Neco do Moreira), todos nascidos no Moreira e descentes diretos de Herdeiros de ANTÔNIO LOPES DA CUNHA. O que é uma prova incontestável que o mesmo também é um dos Descendentes do povo originário da FAZENDA CANTANHEDE. Um fato a ser registrado é que Seu Neco, tio de nosso acadêmico, era afilhado de FELICIANO CARLOS DA COSTA LOPES, o Barão e Líder do reconhecimento da liberdade que os LOPES já possuíam no século XX, porém ainda muito discriminada. Seu Neco chegou a morar na casa do Barão, e sempre fazia préstimos de zelo ao lavar o
seu CAVALO ALAZÃO.

O nome mais antigo de sua ascendência, que encontrei foi de dona MARIA EUGÊNIA LOPES, a mesma viveu em meados do século XX, e era mãe de TERESA DE JESUS LOPES, casada com JOSÉ MATIAS LOPES, pais de IZABEL MOREIRA LOPES, que foi casada com o potiguar de pele branca BENEDITO RODRIGUES DO
NASCIMENTO, tangedor de boi, que chega ao Maranhão a trabalho, e ambos, por sua vez, tornam-se os pais de TEREZINHA LOPES SOUSA, que junto com SEBASTIÃO SOUSA, trazem essa dádiva ao mundo, o grande Zé Paulo.

Quero também deixar registrado que SEBASTIÃO SOUSA era filho do casal SEBASTIANA GUILHERMINA DE SOUSA e de BERNADINO VENCESLAU SOUSA. Em 30 de Dezembro de 1977, conclui o curso de Técnico em Contabilidade, no Colégio Leonel amorim, e em 31 de Dezembro de 1979, conclui o 1º grau na UNIDADE BANDEIRANTE DE ITAPECURU-MIRIM, nessa época com grande honra exercia a diretoria dessa escola o Sr. RAIMUNDO NONATO LOPES.

Na década de 80, do século XX, ele explode em todo o nordeste com a BANDA CICLONE. Esta história, em particular abordaremos em um outro momento devido à quantidade de informações coletadas.

Em 27 de março de 1987, Zé Paulo casa com LIZIANE MARTINS RABÊLO (30/10/1958 – professora) filha de Agostinho José Rabêlo e de Maria Martins Rabêlo, foram testemunhas: José Carlos Gomes Rodrigues, Risalva Oliveira Saraiva Rodrigues, Antônio Alves Barbosa e Raimundo Carlos Bezerra Sousa. Nesta época Zé Paulo já era funcionário público estadual e seu pai já havia falecido. O casamento foi celebrado no Cartório do Registro Civil, com a Escrivã histórica de nossa cidade: GRACIETE DE JESUS CASSAS E SILVA.

Nosso herói, com todo seu carisma que desenvolveu por vários anos, conseguiu êxito na vida política, no esporte e na cultura de nossa cidade. Um verdadeiro Baluarte que lutou em prol do desenvolvimento Artístico de muitos de seus admiradores. É um verdadeiro exemplo que até hoje continua dando a sua contribuição como homem público e como ser humano maravilhoso e amado que é.

Revendo os arquivos da Câmara Municipal de Itapecuru-Mirim (MA), constatei que o sr. José Paulo Lopes Sousa, exerceu o cargo de vereador, nesta municipalidade, nas legislaturas de 01/02/1977 a 31/12/1982 e de 01/02/1983 a 31/12/1988, chegando a ser presidente da câmara (1987-1988) e, que com maestria, deixou o seu legado em nosso legislativo.

Paralelamente a toda essa capacidade de liderar e de fazer cultura, ele ainda tem forças pra se tornar o homem da bola. E, em toda a sua carreira, esteve sempre ligado ao Esporte Itapecuruense. Em sua ascensão na década de 90, ele deixa um compêndio fotográfico histórico importante:

Em pleno século XXI, nosso Zé Paulo, defensor da cultura maranhense e acadêmico patroneado por Nonato Araújo, conhecido em vida, por NONATO E SEU CONJUNTO, guarda com todo o carinho do mundo, documentos originais desse grande maestro Nonato, e não só dele, mas de muitos de guerreiros itapecuruenses.

ZÉ PAULO, o homem que não se rende, continua na luta do dia a dia, tendo um pequeno Boteco, na rua Mariana Luz, esquina com a rua José Paulo Bogéa. Onde encontramos uma coleção de músicas itapecuruenses e maranhenses de um modo geral, além de toda relíquia de LPs que adornam suas simplórias paredes culturais. Ali é o ponto de encontro de empresários, artistas e pessoas humildes que querem tem uma conversa e uma boa música.

Júnior Lopes

Antonio Blecaute Costa Barbosa é maranhense de Nina Rodrigues e cidadão de Itapecuru-Mirim por outorga da Câmara Municipal. É filho de Evilásio Nascimento Barbosa e Maria Lopes da Costa Barbosa. Residiu nesta cidade por dez anos onde construiu laços profundos de amizade, que permanecem até os dias de hoje, e considera esse tempo um dos mais marcantes em sua jornada de vida. Tem imensa gratidão e admiração pela comunidade Itapecuruense que o acolheu e o tornou filho adotivo para sempre.     

Enquanto residiu por aqui, participou ativamente da dinâmica social e econômica da cidade. Trabalhou, como auditor fiscal, no posto de fiscalização da Secretaria de Fazenda do Estado, e atuou na agência do Banco do Brasil local, notadamente na carteira de financiamento rural atendendo os pequenos, médios e grandes agricultores e pecuaristas de toda essa região. Foi diretor e presidente da Associação Atlética Banco Brasil (AABB) de Itapecuru-Mirim.  Exerceu a docência, por cinco anos, no Centro de Ensino Prof. Newton Neves, no qual lecionava a disciplina Contabilidade Geral para os alunos do ensino médio. Por breve período, integrou o Conselho Municipal de Saúde do município. E a mais inesquecível de todas as suas atividades foi a criação, juntamente com outros amigos da época, do grupo de jovens da igreja católica, qual seja, a Juventude Semeando Fraternidade (JUSF), na década de 1980. Liderando a pastoral da juventude da paroquia de Itapecuru, este grupo desenvolveu, além das funções típicas de catequese, muitas ações de cunho social e cultural, dentre elas, a encenação da peça teatral “Paixão de Cristo” nas principais ruas de Itapecuru, por ocasião da “Semana Santa”, durante três temporadas seguidas.         

De retorno a São Luís, investiu em sua formação acadêmica. É atualmente Pós-Doutorando pela Universidade de São Paulo (EACH/USP). Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre pela Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV-RJ). MBA Altos Executivos pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (EA/UFBA). Graduado em Direito pela Universidade CEUMA (UNICEUMA). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor-Adjunto da Universidade Estadual do Maranhão (CCSA/UEMA), onde leciona Finanças e Orçamento Público e Políticas Públicas. Integra o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) como Conselheiro-Substituto. Possui conhecimento e experiência nas áreas de direito financeiro, direito administrativo, políticas públicas, finanças públicas, planejamento e orçamento governamental, contabilidade pública, controle externo da Administração Pública, gestão estratégica, processo de crédito em instituição financeira, administração tributária, com ênfase em tributos estaduais, e atividade de ensino-aprendizagem.

É autor do livro A legitimidade do gasto governamental no Brasil: as condições de possibilidade do controle externo pelo Tribunal de Contas da União após a Constituição Federal de 1988, publicado pela Editora BLUCHER, de São Paulo (SP).  

Alex Sandro Muniz Cunha, nasceu em Itapecuru Mirim em 29 de janeiro de 1980. Em 2009 foi morar e trabalhar no Rio de Janeiro.
Artista gráfico e plástico, ilustrador, com vários cursos profissionalizantes e seminários de especialização em arte visual. Também é especialista em desenho e fotografia.
Em 2021 voltou a residir em Itapecuru Mirim e passou a trabalhar na Assessoria de Comunicação (ASCOM) da prefeitura de Itapecuru Mirim, onde além do trabalho realizado como artista gráfico e artista visual, também vem desenvolvendo atividades como videoasta.
Participou de várias exposições individuais e coletivas é músico autodidata e membro efetivo da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes (AICLA), desde 2018.

João Carlos Pimentel Cantanhede

 “Lembro que pelos blocos da janela de minha sala de aula eu observava as lojas da Avenida Brasil e ouvia toda aquela barulheira de carros e aparelhos de som, tudo parecia muito estranho para mim, que acabara de chegar do campo. Era o início do ano de 1980, eu iniciava ali, na Escola Paroquial São Vicente de Paulo, a minha vida escolar.”

Nessa escola, na cidade de Itapecuru-Mirim, João Carlos cursou o primeiro ano fraco (no primeiro semestre) e primeiro ano forte (no segundo semestre), em 1980 e o segundo ano, em 1981.

No ano seguinte, foi estudar na Unidade Escolar de Itapecuru Mirim (Maria Goreth), lá cursou a terceira e a quarta séries primárias (1982 e 1983); Entre 1984 e 1987, estudou na Unidade Escolar professor Raimundo Nonato Ferraz (CEMA), e de 1988 a 1990, no CE Newton Neves.

João Carlos nasceu na localidade Boca do Campo, Cantanhede-MA. É o sexto, de nove filhos do casal Raimundo Arcênio Cantanhede e Antonia Pimentel Cantanhede. Arthur é seu único filho.

Em relação às artes visuais João Carlos cultiva seu gosto desde criança, quando apreciava ilustrações em livros de história e literatura. Ele comenta que sentia grande fascínio pelas imagens gregas, romanas e medievais, além das ilustrações da turma do Sítio do Pica-pau Amarelo. Lembra também que, para quem vivia em uma realidade sem nenhuma tradição de cultivo artístico, teve a oportunidade de ler um livro de contos que narravam obras de Tomie Ohtake.

Porém, João Carlos cita que “iniciou” sua carreira artística por meio de desenhos de super-heróis dos gibis que lia e reproduzia a lápis de cor e caneta esferográfica. Boa parte desses desenhos era produzida por encomenda para colegas. Costumava vender ou trocar por alguma outra coisa. Nessa época, ele lembra que não era o único “artista” da família, pois seu irmão Zeca também desenhava, “inclusive bem melhor que eu”.

Já na sua juventude, as suas principais influências foram algumas obras modernistas brasileiras que ilustravam uma velha gramática que havia em sua casa e os desenhos de seu colega de escola, Evalto Diniz, que fazia uns desenhos diferentes (surrealistas). Essas referências fizeram com que desde cedo produzisse trabalhos com características modernistas.

Em 1995, João Carlos prestou vestibular para Educação Artística, obtendo aprovação, mudou-se para São Luís, onde reside desde então. Concluiu o Curso de Licenciatura em Educação Artística – UFMA, em 2001. Posteriormente fez Especialização em História do Maranhão – UEMA (2005); e Mestrado em Artes Visuais pelo ProfArtes – UFMA (2018-2020);

Participou das exposições: Exposição individual “Olhares sobre o cotidiano”,  Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, 2019; “Relevos Sensoriais”, em parceria com os artistas Mônica Farias e Paulo César, SESC/MA, 2016; 5º Salão de artes São Luís, 2014, FUNC; Exposição Coletiva “Iconografia Urbana de São Luís” IV – SESC/MA, 2013; Exposição individual “Sem perspectiva” – SESC/MA, 2012; 3º Salão de artes plásticas de São Luís, 2012, FUNC; 2º Salão de artes plásticas de São Luís, 2011, FUNC; Exposição Coletiva “Iconografia Urbana de São Luís” III- SESC/MA, 2008; Exposição Coletiva “Iconografia Urbana de São Luís”  II- Galeria Nagy Lajos/Museu de Artes Visuais, 2007; Exposição individual “Itapecuru – imagens recorrentes” – SESC/Ler Itapecuru-Mirim, 2006; Exposição individual “Ritos do Corpo” – SESC/MA, 2005; Exposição Coletiva “Arte e Meio Ambiente” – SESC/MA, 2005;

Exposição individual “Hibridações” – SESC/MA, 2004; Exposição Coletiva “Iconografia Urbana de São Luís” – SESC/MA, 2003; 1ª Mostra SESC de Humor – SESC/MA – 2000; XXIV, XXV, XXVI, XXVII e XXIX Concurso Literário e Artístico “Cidade de São Luís”, FUNC, 1998 a 2002 e 2005; I, II, III Mostra Maranhense de Humor – DAC/PREXAE-UFMA, 1998, 1999 e 2000; 1º Concurso de História em Quadrinhos do Maranhão – SESC/MA, 1998; 1º e 2º Salão Nacional de Humor Sobre o Controle dos Gastos Públicos – União Nacional dos Analistas e Técnicos de Financias e Controle – UNACON, 1997/98;

Obteve premiação de 1º Lugar em Pintura no XXVI Concurso Literário e Artístico “Cidade de São Luís”, 2001; Melhor Cartum Maranhense na 2ª e 3ª Mostra Maranhense de Humor, 1999 e 2000; Menção Honrosa em Pintura no XXVII Concurso Literário e Artístico “Cidade de São Luís”, 2002;

É autor dos livros: REVIVESCÊNCIA (2014); A CIDADE E A MEMÓRIA: as representações artísticas formando a identidade ludovicense”, 2013. Em parceria com a professora da Universidade Estadual do Maranhão, Raimunda Fortes; CANTANHEDE: memórias terceiras, 2010; e VEREDAS ESTÉTICAS – fragmentos para uma história social das artes visuais no Maranhão, 2008; e é organizador, conjuntamente com Jucey Santana, da Antologia PÚCARO LITERÁRIO (2017, 2018 e 2021).

João Boaventura Bandeira de Melo Marques é itapecuruense, professor, pedagogo, teólogo, escritor e membro efetivo da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes (AICLA), representante da Cadeira Nº 20, patroneada por João Lisboa.

BIOGRAFIA
João Boaventura nasceu em 03 de dezembro de 1945 na cidade Itapecuru-Mirim, Maranhão. Filho dos itapecuruenses, Raimundo Nonato da Silva Marques (pedreiro) e Teresinha de Jesus Bandeira de Melo Marques, (professora). Casado com Maria José Oliveira Pereira Marques. Pai de Emanuel e Felipe Pereira Bandeira de Melo Marques.
Em Itapecuru-Mirim, tem residência localizada na Praça Cônego José Albino Campos nº 353, onde passou grande parte da adolescência e juventude, estudando, participando de grêmios estudantis, grupos de jovens e associações religiosas. Contudo, fixou residência em São Luís, na Rua da Lavadeira, nº 60 Sacavém.
Iniciou com sua mãe os estudos primários. Seguiu nas Escolas Santo Antônio, Escola Municipal Dr. Getúlio Vargas, Escola Paroquial São Vicente de Paulo, Grupo Escolar Gomes de Sousa, continuando na Escola Normal Regional Gomes de Sousa e Colégio Leonel Amorim.
Em Itapecuru-Mirim exerceu as funções de Bibliotecário Municipal; Professor Diretor das escolas municipais Pe. Cabral e Gonçalves Dias; Coordenador do Setor de Educação e Cultura; Alfabetizador e Presidente do MOBRAL (Movimento Brasileiro da Alfabetização); Professor no Grupo Escolar Gomes de Sousa, Professor de Desenho no Colégio Leonel Amorim, e de Ciências no Curso Madureza Ginasial ao lado do renomado itapecuruense, Professor Raimundo Nonato Lopes.
Na cidade de São Benedito do Rio Preto (MA), também teve a oportunidade de exercer a docência, no Instituto São Benedito –ISB.
Posteriormente, ao fixar moradia em São Luís, continuou lecionando na Unidade Escolar Josué Montello.
Somadas as funções laborais aqui descritas, desenvolveu funções técnicas: de contabilidade, na Indústria de Bebidas Antarctica do Nordeste S/A; e de segurança do trabalho, na Companhia Maranhense de Refrigerantes – Coca -Cola. Haja vista, sua formação técnica e profissional, também nestas áreas citadas.
Graduou-se em Pedagogia e Orientação Educacional, na Faculdade Santa Fé. E, pós-graduou-se em nível de Especialização em Docência do Ensino Superior, na mesma instituição.
Outrossim, bacharelou-se em Teologia pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão – IESMA. Critério para que se tornasse Diácono Permanente da Arquidiocese de São Luís – MA.
Possue três livros organizados e publicados, de aspecto bíblico, formativo e devocional, para dinamizar fraternidades e encontros: “Vem e segue-me”; “Sagrados Corações” e “Semeando Alegria e Paz”.
Sempre sente-se agradecido e honrado em ser membro-fundador da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes – AICLA, ocupando a cadeira nº 20, que tem como patrono João Francisco Lisboa.
Considera-se privilegiado e feliz em pertencer ao número dos nascidos em Itapecuru-Mirim, terra de história, vitórias, talentos e cultura.

CADEIRA 21 – AICLA:  JÚNIOR LOPES

RAIMUNDO NONATO LOPES JÚNIOR ( POETA JUNIOR LOPEZ)

Nascido em 09 de agosto de 1974, na ilha de São Luís, Maranhão. Portanto já quarentão ludovicense. Itapecuruense de coração, além de poeta, músico, compositor, exerce a profissão de Engenheiro Civil. Pai de 03 maravilhosos filhos biológicos e outros tantos de criação. É divorciado e escreve desde a infância.

Autor do livro poético: OUTRAS VOZES

E de contos: MEMÓRIAS DO CAPA PRETA,

Além de participar de várias coletâneas, organizou um livro, em especial: COMIGO É TUDO AZUL, onde também teve uma participação. O livro trata sobre o tema AUTISMO.

Está na eminência do lançamento de mais um livro chamado: DEPRESSÃO, UM NOCAUTE DA VIDA.

Membro fundador da AICLA: academia itapecuruense de ciências letras e artes e da AMEI: associação maranhense de escritores independentes, ainda possui mais duas obras prontas, a saber:

OS HERDEIROS DE ANTÔNIO LOPES DA CUNHA, que retrata seus ascendentes paternos.

E O LEGADO DE MARIA BRÍGIDA, que enaltece seus ascendentes maternos.

Tem como fase marcante de sua vida, a sua própria infância em nossa cidade, do qual ele relata, como a seguir:

Capítulo I – A infância

Da minha infância lembro-me o suficiente pra dizer que eu não era boa peça, embora fosse dengoso e tranquilo.


Lembro-me uma vez, quando um certo primo me deu uma bisca, com brincadeira, no mesmo instante abri o berreiro. Meu avô ouviu e veio correndo perguntando – O que houve? – Só de mal chorei mais alto ainda, para ver o sofrimento de meu primo nas mãos do meu avô.

     Minha turma sempre eram: Zé Duardo (Dudu), Lilica e Piragno (Magno). Nós nos apelidávamos de “A Dupla Dinâmica”. Irônico, não? Éramos uma dupla de quatro pessoas.

Era com essa galera que vinham as aventuras incríveis nesta grande cidade do interior, que na época quem tinha jumento era rico e quem andava de burro era empresário.

Quase todos os dias, banhávamos escondidos no rio itapecuru, sem nossos pais saberem, claro! Pena que quando éramos pegos, a surra era certa.

Aproveitando o enfoque sobre a surra, meu avô por ser meio interiorano me surrava de maneiras variadas e ás vezes até mesmo de forma meio extravagante. Tipo assim: de corda, de cipó, de cabo de vassoura, de “mãozada” e de cinto. Nem me fale! Eu já estava quase entrando no Guinness Book. A criança que mais apanhou em todo o mundo.

Certa feita, eu levei umas lapadas de corda de nylon, estando eu de cabeça para baixo. Os pés juntos, seguros pela mão esquerda de meu avô. A direita você já sabe. Foi emocionante! Até hoje não tenho palavras para descrever o ato.

Em contrapartida, os prejuízos que eu dava aos meus avós eram bastante vultosos. Posso descrever a primeira situação delicada que

Existia uma casa coberta de palha atrás da casa de comércio e morada de todos. E todas as manhãs meu avô acordava todos com um cascudo no mocotó da perna e mandava todos fazerem algum serviço. Tipo, limpar o quintal, encher os potes, lavar as louças, fazer o café, lavar os banheiros, descarregar as mercadorias do comércio etc.. O certo é que todos os meus tios, primos e irmãos de criação que moravam na casa, totalizando mais de 20 pessoas, passavam por este ritual.

Sim, mas voltando a casa de palha. Certo dia fui convocado, carinhosamente, com um cascudo no mocotó, por meu avô-pai, Piau-Vovó, para limpar o quintal, que era, na época, do tamanho de um campo de futebol, cheio de árvores frutíferas e de folhas ao chão. E eu, no meu entendimento, ajuntei o lixo do quintal dentro da casinha de sapê e pra evitar dar trabalho para os outros inquilinos, ateei fogo naquele monte de lixo, além de pensar que não iria fazer fumaça para o restante do quintal e não incomodaria, assim, meus pares.

O fogo foi tão forte e alto que pegou no teto da casa e logo se espalhou. Não sei como isso aconteceu, porém lembrei que havia uma caixa d’água no padrão antigo de tijolo maciço, no alto de um antigo banheiro. Uma espécie de tanque aéreo. Subi no mesmo com uma latinha de leite ninho vazia na mão para encher de água e jogar naquele fogaréu. Após algumas tentativas vi que não surgia efeito. Então foi o jeito pegar um pedaço de pau que estava por lá e, através da plataforma da “caixa” d´água pulei para a cobertura de palha que estava em chamas e com o meu cajado improvisado batia no fogo tentando apagar, mas era uma luta em vão.

Imaginem vocês que nessa altura do campeonato os vizinhos e curiosos da rua, todos estavam de olhos fitados naquela cena. Pensei em todas as surras que levei e só me restou tentar fugir para o esconderijo do rio. E foi o que tentei fazer, pois o fogo já consumia tudo. É “vero” tentei mas uma de minhas queridas tias, juntamente com minha bisavó agarraram-me e levaram-me até meu avô chegar do Tingidor (Povoado que fica a 40 Km da Sede).

Resumindo: apanhei do meu avô-pai, até ele cansar de me bater, e fiquei de joelhos no milho o dia inteiro de braços abertos frente a uma parede de um velho banheiro no lindo jardim de flores da minha mãe-vó, Dona Mundoquinha. Sem falar que havia dezenas de velhinhas aposentadas do interior que sempre compravam em nossa quitanda e diziam entre si: tem que amarrar um mês no pé da cama! Ou ainda: coloca numa prisão algemado com corrente!


     Calma gente! Isso é só o começo.

Capítulo II – A escola

Comecei a estudar na 1a. Série do 1º Grau com 3 anos, mas tive que repetir, pois meu tio-irmão ficou reprovado e tive que acompanha-lo, pois era a tradição da Família Cruz Silva. Naquela época, em nossa cidade, não existia pré-escolar ou outra dinâmica pedagógica semelhante.

O primeiro dia de aula, na verdade, não sabia o que era isso. Minha mãe-vó me arrumou, pentiou meu cabelo para o lado e me entregou o material escolar. Estava todo engomadinho e todo comportado.

Aprendia tudo com facilidade e sempre fazia os exercícios. Passava-se esse início de meus estudos no Lar de Daniel. Era um Centro Espírita que cedia o espaço para a Ação Social. Uma mini escolinha sem fins lucrativos.

Mas o fato mais marcante aconteceu em casa quando estava respondendo um exercício e o lápis quebrou a ponta em meio a uma conta de matemática em plena preocupação com meus deveres.

Fui ao comércio na sala ao lado da casa e peguei uma lâmina de barbear (a dita Gilete) e fiz a ponta do lápis sentado novamente naquele que tinha acabado de sair do conserto. Ainda não satisfeito com o resultado da lâmina, decidi ver se ela estava mesmo amolada, realizando, assim, um pequeno teste. Voltei-me para o encosto do sofá e passei-a no mesmo, várias vezes até vir a certeza que realmente a gilete era boa. Infelizmente, meu avô-pai me pegou no flagra e acho que nem preciso dizer o que aconteceu em seguida, foi trágico!

Outra vez, na escola, estava brincando de pegador com meu irmão de criação – Dudu – no colégio, pois durante todo o 1º Grau estudamos juntos. Até hoje não entendo direito o que exatamente ocorreu naquela brincadeira, contudo creio que estávamos atrapalhando discretamente a aula. Até porque meu avô-pai chegou de repente e nos arrastou para nossa casa que ficava uns 30,00 m da escolinha e nos deu aquela famosa surra de barriga. Aquela que ficamos amarrados barriga com barriga, com nosso algoz, e a medida que o cinto entra em ação vamos rodando e curtindo a dança da união forçada. Meu irmão-tio chorava muito e eu mesmo estava inconsciente do fato que justificasse o castigo e não derramei nenhuma lágrima.

Minha primeira professora chamava-me de Raimundo Nonato. Como meu pai biológico não me criara, pedi para ela não me chamar assim, pois era o mesmo nome de papai, que me deixava melancólico. Preferiria que me chama-se Júnior. No entanto, Ela não me deu ouvidos, até que um dia, simplesmente, eu tive que dar uns conselhos nela com uma régua de madeira, recheada com murros e palavrões, levando-a ao choro por toda aquela louca tarde. Meus algozes, como sempre, foram correndo chamar meu inquisidor, mas, graças a Deus! Não o encontraram. Ele estava pro bendito Tingidor.

Nos meus cinco anos estava na 2a. série,  onde fiquei gostando pela 1a. vez de uma linda criança. Mandava recadinhos e ela sempre sorria. Dizia que quando crescêssemos casaria com ela e íamos ter um time de futebol de filhos. E ela apenas sorria. No recreio todos os meninos se juntavam na bola e as meninas com as brincadeiras de roda. Exceto minha amada que jogava bola com a gente e gostava de treino de luta livre. Hoje em dia ouvi dizer que ela casou pela segunda vez. Foi a segunda esposa que ela teve. Ainda bem que foi apenas coisas de crianças. Não sei por que em toda minha vida um chama pra lésbica. Desde a primeira amada até hoje, elas só confiam em mim.

Estudei a 3a. e 4a. séries em uma escola pública estadual chamada: Grupo Escolar Gomes de Sousa. Fica em frente a praça principal da cidade, onde também fica a Prefeitura, o Clube Social, a Igreja Evangélica etc.. Minha vida nesta época era só estudar, assistir televisão, brincar e banhar escondido no rio, gazeando aula.


     Tive outras paixões também, mas todas faliram. Neste mesmo colégio fui muito perseguido por outro aluno, que batia em todos. O que hoje chamam de Bulling. Ele roubava o dinheiro das crianças e quem dissesse alguma coisa apanhava da mão dele. Foi quando, na mesma época, levei um fora de uma menina da 4a. série e estava transtornado, pela primeira na fossa. Quando o impiedoso garanhão Batedor veio para o meu lado no recreio me obrigar a pagar o lanche dele. Ele bem maior que eu. Ao mesmo tempo vi minha primeira ex-paixão passar e o sangue ferveu em minhas veias. E uma coisa mudou em mim loucamente e comecei a sessão de espancamento e todos olhando aquele round correram para cima do Bulinador e me ajudaram a ensinar àquele garoto como é que se vive em sociedade. A última notícia que tive desse rapaz é que ela estava trabalhando como carroceiro. Uma importante profissão em nossa atual moderna cidade de Itapecuru-Mirim/MA.

Ainda no Grupo tive um dia de injustiça. Todos os anos após cantarmos o hino de Itapecuru-Mirim, da Bandeira, do Estado e do Brasil no “sol quente”. Éramos escolhidos para limparmos as fossas e sumidouros do colégio. E como era um aluno excepcional, sempre era lembrado pelos meus amigos professores.

Após um longo período de limpeza profunda, nossas fardas sujas e corpos molhados, íamos com o vigia banhar no rio. Era nossa especialidade. E numa dessas meu avô achou que estivesse gazeando aula. Foi mais um capítudo: como levar castigo de formas variadas! Juntei as mãos e implorei que não me batesse, semelhante ao Gato de Botas, com aquele olhar de coitadinha. Treinei muitos meses aquela performance. Porém foi em vão. Apanhei mesmo. Não sei como, atualmente, não sou traumatizado. Tenho certeza que no meu íntimo o perdoei por tudo, pois era a forma como ele aprendeu com seus pais.

Na 5a. série fui para o CEMA, escola pública de renome na época e, consequentemente, me apaixonei novamente por duas gêmeas. Era engraçado isso, às vezes beijava uma pensando ser a outra. Foi uma experiência inesquecível. No final não fiquei com nenhuma delas. No entanto aquilo me influenciou psicologicamente que acabei por muitas vezes me envolver com duas mulheres, parentes entre si, ao mesmo tempo. Estou trabalhando nisso, para poder superar era fase.

Lembro-me que sempre faltava cadeiras naquela escola. Sempre a professora estava doente e tinha que faltar, entretanto, no contexto geral era um bom colégio.
Nos meus 12 anos estava na sexta série, na melhor escola particular da época em nossa cidade, onde aprendi muitas coisas, tais como: passar a cola da prova pra todos os alunos, chamávamos de A PESCA, foi o meu maior crime e o pior de toda minha vida, daí vieram os outros. Nesta escola, existiam brigas constantes, expulsões e até mesmo ameaças de morte. Ainda bem que só fiquei 1 (um) ano neste protótipo de FEBEM.

Nos meus 13 e 14 anos estudei a 7a. e 8a. séries, como sempre, em outra escola, tradicional por nome e cultura pedagógica marcante na história e transformação de nossa cidade: Escola Leonel Amorim. Tenho orgulho dela, apesar de na época termos apenas 13 alunos em nossa sala. Chegamos até a fazer um pacto de Amizade Eterna. Coisas de Adolescentes: Eu, Zé Duardo, Marcos, Josélia, Vanilson, Júnior Machado, Liana, Diana, Célia, Manoel, Sara, Gutemberg e Josiane. Dizíamos: “Quando crescermos não deixaríamos nunca de sermos amigos”. Não passou 3 anos e eu não tive mais contato com nenhum deles.

E mais uma vez, fiquei afim de duas garotas e, como sempre, não fiquei com nenhuma. Uma terceira garota ficou afim de mim, mas o irmão dela não entendia a situação e sempre puxava a mesma pelos cabelos e lavava para os pais darem uma bronca.

Após o 1º Grau, fui fazer o 2º e 3º Graus na Capital, onde tive outras experiências. Mas vamos por partes. Um capítulo de cada vez.”

UM QUEBRA GELO MARAVILHOSO, em meio a uma Biografia oficial.

Atualmente, JUNIOR LOPEZ, o artista atua na música e nos monólogos poéticos em diversas apresentações e participações de eventos em todo o Brasil.

O mesmo destaca-se moldando a arquitetura itapecuruense, trazendo designers modernos que estão modificando a cara de nossa querida cidade. 

Júnior Lopes

Tarcísio Mota Coelho, filho de Osman dos Santos Coelho e Maria Mota Coelho, nasceu em 3 de janeiro de 1957 na cidade de Itapecuru-mirim.  Estudou as primeiras letras até o ginásio em Itapecuru Mirim. Fez o curso científico no Liceu Maranhense. Ingressou no curso de Farmácia  da Universidade Federal do Maranhão -UFMA.  Depois resolveu cursar medicina na mesma instituição  graduando-se em 30 de dezembro de 1981. Fez especialização no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro.

Em 25 de maio de 1986  recebeu o título de especialista em Obstetrícia pela   Pontifícia Universidade Católica – PUC,  no Rio de Janeiro. Em 20 de maio de 2002 concluiu  o mestrado em Obstetrícia na Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.

Em 20 de janeiro de 2006  recebeu o título de doutorado em Obstetrícia pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.

Ingressou no Ministério da Saúde, como médico, e na Universidade Federal do Maranhão como professor. No período de 2002 a 2006 realizou a pós-graduação em nível de mestrado e doutorado na Universidade Federal de São Paulo, obtendo o título de Mestre em Obstetrícia e Doutor em Ciências Médicas.

O médico Tarcísio Chaves mantém um serviço de atendimento voluntário semanal, em seu consultório em São Luís (MA), com preço mínimo simbólico, as mulheres itapecuruenses,  objetivando  além de prestação de serviços médicos,  o contato direto com os seus conterrâneos.

É membro fundador da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes – AICLA  Está escrevendo um livro com o título provisório “Itapecuru – personagens históricas”.

Em Atualização

Anozilda dos Santos Fonseca (D. Santinha)

A professora Anozilda dos Santos Fonseca nasceu em 26 de abril de 1916, na cidade de Guimarães (MA). Filha de Manoel Lopes dos Santos, farmacêutico e de  Antônia Fontes Gonçalves dos Santos.

A menina Santinha, como foi apelidada desde criança, pela compleição franzina e baixinha,  queria seguir os passos do pai e ser farmacêutica, mas sua mãe preferiu que seguisse a carreira de professora.  A família mudou-se para São Luís  quando  Santinha tinha oito anos. Na Capital, cursou o normal colando grau em 1936. Começou  a trabalhar sob com contratos  provisórios,  em alguns colégios.  Chegou a lecionar duas vezes contratada em Itapecuru Mirim.

Em 1943 o Dr. Paulo Ramos interventor Federal, em visita a Itapecuru Mirim a contratou para o Grupo Escolar Gomes de Sousa, que não tinha prédio próprio, funcionava em  uma residência particular. Passou a ensinar a quinta série.  Na época, a diretora era a professora Maria das Dores Tavares, sendo substituída por dona Cotinha Lima, que, ao se aposentar passou a direção à dona Maria Celestina Nogueira da Cruz, dona Celé,  que depois de curto período foi transferida para São Luís.

Dona Santinha assumiu a direção do Grupo Gomes de Sousa, no ano de 1949. Ao assumir  a gestão  da escola,  passou a fazer grande campanha com o objetivo de aumentar as matrículas dos alunos, mesmo havendo  limitações por parte do Departamento de Ensino do Estado, que disponibilizava um número reduzido de vagas pela carência de professores.  Depois do primeiro impasse, para não deixar alunos fora da escola,  começou a campanha para o aumento do quadro dos professores, o que foi uma tarefa mais difícil. Dona Santinha sempre contava com o professor João Rodrigues,  quando prefeito, para o suprimento de  profissionais do ensino.

Exerceu a função de diretora  do Gomes de Sousa, durante 20 anos. No final dos anos 60 foi transferida para São Luís, a seu pedido, porque seus filhos precisavam cursar faculdade. Passou o cargo de diretora do Grupo Gomes de Sousa à professora Maria do Rosário Amorim. Em São Luís trabalhou na direção do Colégio Júlio Mesquita, na COHAB, até 1974 quando solicitou a  aposentadoria. Exerceu o magistério durante 35 anos, tendo a satisfação  de contar com a amizade de muitos dos seus alunos, entre os quais muitos se projetaram na vida pública como: Benedito Buzar, João Silveira, Nonato Lopes, José Ribamar Lauande,  Nonato Cassas, Jucey Santana, Miguel Lauande e outros.

Casou-se em 1942 com  o itapecuruense José Barbosa Fonseca, conhecido por  Zezeca. Em Itapecuru Mirim nasceram seus filhos:  Benedito, Artur, José Raimundo, Sérgio, Ana Maria, Fernando, Maria do Socorro, Emanoel, Rita e Francisco, que lhe deram 35 netos e 42 bisnetos.  Também  criou e educou muitos filhos de amigos  e ex-alunos. 

Em 2001 lançou o seu livro de poemas “Olhei a vida de perto”  e em 2011 a Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à educação de Itapecuru Mirim outorgou-lhes o  título de membro fundador da cadeira número vinte quatro.

Benedita Azevedo

Membro efetivo da AICLA

Fonte: Olhei a vida de perto, de Anozilda dos Santos Fonseca; H.P. Comunicações Editora; junho de 2011 – Rio de Janeiro – RJ. Organização: Benedita Silva de Azevedo.

Jucey Santos

Nasci às seis horas da manhã, no momento da alvorada festiva que marcava o início da Festa da Santa Cruz, em Itapecuru-Mirim, aos cuidados da parteira Dona Enedina, no dia 28 de Outubro de 1965. Sou filha do craque de futebol, músico e empresário Júlio da Silva Araújo e da empresária Alzerina Silva Chaves Araújo, a sábia. Fui batizada na Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores pelo meu padrinho José Albino Campos e alfabetizada na Escola Jesus Maria José. Cursei o Ensino Fundamental na Escola Paroquial São Vicente de Paula e conclui o Ensino Médio em outra escola católica – Colégio Maristas. Ter me feito percorrer os caminhos do saber sob a égide de escolas católicas expôs a mim a intenção primordial dos meus pais: iluminar o humano com a fé divina. Lição que sigo aprendendo e praticando.

Em Dezembro de 1988, graduei-me em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão com pós-graduação em Gerontologia pela mesma Universidade.          Sou especializada em Clínica Médica e em Cardiologia, com registro no Conselho Regional de Medicina do Maranhão número 2380 e o Registro de Qualificação de Especialista em Cardiologia é 3191.

Maurel Mamede Selares, nascido em 20/03/1971, filho de Kerly Magalhães Selares e Rosemar Soares Mamede, apesar de nascido em São Luís, possui fortes vínculos com o município de Itapecuru Mirim, desde meados dos anos setenta.

Cursou o ensino fundamental no Grupo Escolar Gomes de Sousa e no Centro Educacional do Maranhão, ambos no município de Itapecuru Mirim. Sendo aluno do Colégio Marista em São Luís, da sétima série ao término do ensino médio.

Cursou Engenharia Elétrica e Direito na Universidade Federal do Maranhão.

Possui especialização em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho pela Universidade para Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, UNIDERP.

Posteriormente tornou-se mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília/DF.

Foi professor do ensino médio na disciplina Matemática contratado pelo Estado do Maranhão; servidor do Ministério Público Estadual/MA; servidor do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região; Auditor-fiscal do Trabalho, e, atualmente, é Procurador do Ministério Público da União da Procuradoria Regional do Trabalho no Maranhão. Cargos sempre ocupados mediante aprovação em concurso público, sendo também nomeado em outros cargos decorrentes também de concurso público, tais como Analista judiciário no Tribunal Regional Federal da 1ª Região e técnico na Caixa Econômica Federal.

Atualmente é Procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Maranhão, biênio 2019 a 2021, tendo já exercido a vice-chefia do Órgão nos anos de 2015 a 2019.

Como atividades culturais e educacionais, foi professor de Matemática, idealizou e implementou uma página na internet para a divulgação da história e cultura do nosso município, que possui atualmente mais de doze mil membros. Possui artigos publicados na “Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas (UNIFAFIBE)”, qualificação qualis B1 e na obra coletiva: “Direitos Humanos: a Dignidade Humana no Século XXI, pela Editora D’Plácido”.

Publicações

MAURO Bastos Pereira RÊGO, nasceu em Anajatuba (MA), a 15 de fevereiro de 1937, filho de Anastácio Pereira Rêgo e Maria Bastos Rêgo. Estudou no Seminário de Santo Antonio, em São Luís e na Escola Técnica de São Luís, hoje CEFET. Licenciado em Pedagogia e Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e em Letras, pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Pós-graduado pela Universidade Salgado Oliveira (SC), é especialista em Língua Portuguesa. Fundou e dirigiu por muitos anos o Colégio Magalhães de Almeida, em Codó (MA), primeiro estabelecimento de nível médio daquela cidade, hoje desativado. Lecionou em vários Colégios em São Luís, Codó, Itapecuru-Mirim e Anajatuba. Recebeu títulos de cidadania em Codó e em Itapecuru-Mirim. Pertence à Academia de Letras dos Funcionários do Banco do Brasil, no Rio de Janeiro (RJ), hoje desativada; à Academia Maçônica Maranhense de Letras, em São Luís (MA); à Academia Anajatubense de Letras, Ciências e Artes (ALCA) de Anajatuba e da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes (AICLA). É Correspondente da Academia Vargem-grandense de Letras e Artes (AVLA), em Vargem Grande (MA).  (Contra-capa)

Eu falo do campo. Dos espíritos que povoam a imaginação dos homens da baixada; falo das almas penadas que moram sob as águas dos igarapés e nas enseadas verdes; falo das luzes caminheiras que partem do campo e percorrem as ruas da cidade; falo do aboio dos vaqueiros, do canto dos pescadores, da magia do peixe apanhado de anzol. Falo das nossas crendices, do rufar dos tambores do Divino subindo a encosta dos morros, da dança ancestral do tambor de São Benedito…

Publicações

Josemar Sousa Lima é formado em Ciências Econômicas pela UFMA, com especialização pelo PNUD, funcionário da Prefeitura de Itapecuru Mirim (1968 a 1973) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA (1973 a 1997) sendo, nesse período, cedido ao Governo do Estado do Maranhão, onde presidiu o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão – ITERMA e o Núcleo de Programas Especiais – NEPE (1987/1989); e ao Município de São Luís (1993 a 1996), onde foi Secretário de Produção e Abastecimento da Prefeitura de São Luís. No período de 1998 a 2007 foi Coordenador-Geral dos Projetos de Cooperação Técnica do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA no Maranhão. Como voluntário foi presidente do Clube de Jovens de Itapecuru Mirim (1970/1973) a da ONG Instituto do Homem (1996/2001). É membro da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes – AICLA, como poeta e cronista, onde ocupa a Cadeira nº 29, patroneada por Salomão Fiquene.

Publicações

Leonete Barros Amorim Barbosa é de Itapecuru Mirim, Maranhão, filha de Leonel Amorim de Sousa e de Maria do Rosario Barros Amorim. Graduada em Pedagogia no ano de 2004, pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional em 2008 pela Universidade de Brasília (UNB). Escreve poema, estreou na literatura infantojuvenil no ano de 2018 com o lançamento do livro “Rá, Ré, Ri, Ro, Rua!.”  É membra da Academia Itapecuruense de Ciências Letras e Artes-AICLA e Membra Benemérita da  Academia Inclusiva de Autores Brasiliense-AIAB.

Publicações

Benedita Silva de Azevedo, nasceu em Itapecuru Mirim (MA).   Radicada no Rio de Janeiro desde 1987.  Graduada em Letras e Pós graduada em Linguística. Lecionou de 1972 a 2005. É professora, escritora, poeta, haicaísta, antologista e Artista Plástica. Pertence a várias instituições literárias no Brasil, Chile, Portugal e França. Membro fundador da AICLA. Presidente da APALA (2010-2012). Membro Efetivo da ADABL (Associação dos Diplomados da Academia Brasileira de Letras). Artilheiro da Cultura do Centro de Literatura do Forte de Copacabana. Participa do Centro de Expressões Culturais do Museu Militar Conde de Linhares e do Círculo Literário do Clube Naval. Recebeu várias premiações e comendas, inclusive o 1º lugar no “Grande desafio” do 17º Encontro Brasileiro de Haicai, em 2005/SP, 1º lugar no Concurso Brasileiro de Haicai Caminho das Águas, em 2011/ Santos/SP. Escreveu 32 livros individuais e 2 em parceria. Organizou 33 antologias. Publica em  jornais, revistas, sites e em mais de 160 antologias. Autora do Projeto Haicai na Escola /2004, com incentivo  a leitura e a escrita. Fundou o Grêmio Haicai Sabiá  em 2006, em Magé – RJ.   Em 2008, fundou o Grêmio Haicai Águas de Março, o 1º da cidade do Rio de Janeiro, RJ e 2º do Estado. Em 2020 lançou o projeto UTAMAKURA BRASILEIRO (lugares poéticos brasileiros) com lançamento do I Livro em maio de 2021. 

beneditahaicai@gmail.com

www.beneditaazevedo.com

Edvan Caldas Soares, nasceu em Itapecuru-Mirim, no dia 23 de março de 1963, filho de Maria José Caldas Soares e Lázaro João Ribeiro. Sua residência localizava-se em frente ao Cemitério, uma pequena casa de taipa. Vem de uma família bastante humilde, onde seu pai deixou a sua mãe com seis (6) filhos para criar: José de Ribamar Caldas, Carlos Alberto Caldas, Júlio Cesar Caldas, José Carlos Caldas, Marcos Antônio Caldas e Ana Célia Caldas filha adotiva, O trabalho da sua mãe era cuidar a noite toda, com zelo e carinho, dos bebês dos barões quando iam se divertir nos bailes. Sua vó, Raimunda Caldas, lavadeira, passava o dia todo na beira do Rio Itapecuru para ajudar no sustento de seus netos. Depois disso, sua mãe, com muita luta e trabalho, conseguiu colocar o Lord Hotel para manter a sua família. Passou sua infância dedicando-se sempre à escola. Cursou o ensino primário na “Escola Marlene”. Aprendeu com a sua família que o ser humano deve ser honesto e respeitar seu próximo. Depois cursou parte do seu 1º Grau no Colégio Público Itapecuruense “Escola Gomes de Sousa”, que tinha como Diretora, a Sra. Terezinha Mamede. Nos anos de 1977 a 1978 cursou a 5ª e 6ª séries no “Ginásio Bandeirante”, que tinha como Diretor Dr. Fernando Wellington Ferreira. Nesse período de adolescência, nos anos 70, tinha amigos, como: Neguinho de Grilo (José), Paca, Zequinha de Nena, Cabral, Antônio de Néia, Walter, Waldemar, César do Nonatão, Waldemir, Moaciene, Jairo, Tumbaê, e outros mais, onde se reuniam para pular da ponte; pular o muro do Colégio Leonel Amorim para jogar bola escondido; jogar bola na Custopan e curtir Discotecas “404” e outras diversões. Desde a infância já sonhava em ser Ator e declamador, dizia ser um dom dado por Deus. Aos 13 anos foi incentivado por Dr. Fernando Wellington e Dr. Curtius a fazer sua 1ª Oratória no Palanque Político de Antonio Carneiro Martins, Tuna, candidato a Prefeito. Nos anos 70, perde uma irmãzinha de 1 ano e 9 meses, Regina Célia, atropelada por um ônibus. Nos anos de 1979 a 1980 vai para São Luís e cursa as 7ª e 8ª séries no Colégio “Ronald da Silva Carvalho”, participando duas vezes dos Jogos Estudantis do Maranhão – JEM’S, nas Categorias Futsal e Futebol de Campo. Nesse mesmo período arranja seu 1º emprego de Contínuo com o Advogado Raimundo Freire Cutrim, que hoje exerce o cargo de Desembargador. Retorna a sua terra. Em 1981, devido a não superação da tragédia com a sua irmã, resolve partir com sua mãe e com toda a família para São Luís do Maranhão. Chegando em São Luís passa a residir em um casarão na Rua Antônio Rayol. Em 1982 apaixona-se pela sua esposa, Maria dos Remédios Caldas, com quem tem uma convivência companheira, feliz, até os dias atuais.  Em 1985 começa a trabalhar no Supermercados Lusitana como Auxiliar de Escritório e, em 1986, conclui seu 2º Grau no Curso Intensivo do Maranhão – CIMA. No mesmo ano de 1986 torna-se amigo do Ex-Governador Jackson Lago e organiza, juntamente com ele, um dos maiores Comitê Político no Bairro do Diamante. Em 1988, trabalhou no Armazém Gaspar, também como Auxiliar de Escritório. Em seu casamento com Maria dos Remédios Monteiro Caldas, em 1989, realizado na Igreja de Nazaré no Cohatrac, tem como padrinhos Dr. Benedito Coroba e Drª Landy, e seus cunhados, Vera Lúcia Monteiro Menezes e José Dimas Menezes, e como padrinho de honra, Dr. Jackson Lago e Drª Clay Lago. Foi candidato a Vereador pelo Partido Democrático Trabalhista – PDT na campanha do amigo e candidato a Prefeito de Itapecuru-Mirim, Dr. Benedito Coroba. Em 1989, é convidado pelo então Prefeito Jackson Lago a exercer a Assessoria Executiva da Prefeitura de São Luís. Após a sua saída da Prefeitura, registra uma empresa de Autoescola no Bairro do Cohatrac em sociedade com José Dimas Araújo Menezes. Nesse mesmo período é convidado a ser  Diretor Administrativo e Financeiro da Empresa Centrão –  Centro de Formação de Condutores – CFC, que, com competência ajudou a fortalecer.. Nesse mesmo período começa a cursar a Faculdade de Bacharel em Teologia, durante dois anos. Por motivo de doença não concluiu o curso. Formou-se em Técnico em Medicina e Segurança do Trabalho. No dia 15 de novembro de 1997, recebe a grande benção da paternidade, quando do nascimento do seu lindo filho Gabriel.

Atualmente, exerce a função de Diretor Geral e Instrutor da Autoescola Lírio dos Vale, como também Professor de Legislação da Autoescola Nacional do seu amigo Jefferson.  Publicou os seguintes livros:

1 – Sentimentos de Um Poeta (1984, gráfico particular);

2 – Conversa com Deus (1985, SIOGE);

3 – Meu Poema, Meu Sangue (1988, gráfica particular);

– Foi classificado no Festival VIVA, organizado pela Secretaria de Desportos e Lazer – SEDEL, com a Música “Nação Índio”, em parceria com o compositor e cunhado Lula Bossa, in memoriam.

– Também foi classificado no Concurso de Poesia, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão, com o Projeto “Luarada Poética nas Praças”, tendo como Diretor Tácito Borralho.

– Participa da Ontologia Poética de Cidades Brasileiras da Editora Shogum Arte. Participa, também, da Ontologia Poetas das Pontes, onde foi um dos fundadores da Associação Maranhense dos Escritores – AME, hoje extinta.

– Participou do Concurso de Poesia Falada, promovido pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA, com a poesia “Pra Frente Brasil”.

– Participou de um Projeto de Poesia Teatralizada no Congresso dos Colégios Maristas, tendo como Diretor Teatral, Josimael Caldas.

– Criou um Grupo de Poetas Ala dos Novos, onde fazia recitais de poesia nas escolas de São Luís.

Hoje possui duas obras inéditas, em fase de diagramação:

– Há Uma Esperança, quando ele descobriu que Jesus é uma nova forma de vida; e,

– Mãe Flor, em parceria com o poeta Maioran Marques, em uma singela homenagem às mães.

Hoje está sendo empossado na Cadeira 35 do Patrono Raimundo Nonato Ferraz como realização de um grande sonho.

Terezinha Maria Muniz Cruz Lopes, professora, bancária e ativista cultural arariense.    Mudou-se para Itapecuru Mirim em 1981 para acompanhar o seu esposo itapecuruense, passando a atuar  no magistério local e  dedicar-se  aos trabalhos sociais e culturais da região. Na cultura itapecuruense foi pioneira em vários projetos culturais de relevância como coordenadora de Cultura e Turismo do município. Exerceu vários cargos na administração pública municipal entre os quais:  Secretária de Assistência Social, Secretaria Municipal da Mulher,  Diretora da Casa da Cultura,  Assessora Especial da Cultura e Diretora da APAC (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado – Unidade de Itapecuru Mirim). A professora  vem prestando inestimáveis serviços a cultura e a educação ao município de Itapecuru Mirim.  É membro da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes e recebeu o título de cidadã itapecuruense, da Camara Municipal  em 2002.

Gonçalo Amador Nonato, jornalista, natural da cidade de Presidente Vargas (MA), é um notável defensor da cultura maranhense. Iniciou sua trajetória jornalística na Empresa Pacotilha, proprietária do Jornal Imparcial, onde trabalhou durante 15 anos. Em 23 de novembro de 1990, fundou o Jornal de Itapecuru, na cidade de Itapecuru Mirim.

Organizou uma obra, inédita, Livro Reportagem – o qual registra fatos relevantes que foram noticia, nas páginas do Jornal de Itapecuru, durante os trinta  e um anos, que pretende publicar brevemente. É Membro efetivo da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes (AICLA), ocupante da cadeira número 37 patroneada por Nonato Buzar e membro fundador da Academia Vargem-grandense de Letras e Artes, ocupante da cadeira 05 patroneada por Pedro José Frazão.

Tiago de Oliveira Ferreira é mestrando do PPGL – UFMA, professor concursado do ensino fundamental II de Língua Portuguesa de Itapecuru Mirim e Substituto da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA campi Itapecuru Mirim, autor dos livros Caminhos do Itapecuru uma viagem pelo, Jardim do Maranhão – 2015 e Areias de Santa Rita – 2016. Participou com textos sobre povoados nas coletâneas Púcaro Literário I, II e III organizada pela Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes –AICLA, Instituição que faz parte deste 2015, tendo como Patrono Bernardo Thiago de Matos, cadeira nº 38.

 

Ailson Lopes Costa

Ailson Lopes Costa, professor, poeta e cronista, natural de Itapecuru Mirim. Filho de Antonio Francisco Costa e Eliete de Holanda Lopes Costa, ambos aposentados. É o caçula entre seis irmãos, seus pais sempre foram rígidos no direcionamento aos estudos, a boa conduta em sociedade e a união e respeito familiar.

 

Trajetória estudantil

– Fez seus primeiros estudos na unidade Escolar de Itapecuru Mirim (Maria Gorete) de 1991 a 1994. Em 1995 foi transferido para a Unidade de Ensino Wady Fiquene – CAIC até 1998, quando concluiu o Ensino Fundamental;

– Cursou o ensino médio colégio Professor Newton Neves de 1999 a 2002;

– Cursou Administração Estratégica, Relações Humanas, Oratória, Contabilidade Patrimonial, Departamento Pessoal, Logística Empresarial, Macroeconomia e Microeconomia pelo Instituto Nacional de Referência em Educação Profissional Aprendiz sem Fronteiras de 2011 a 2013;

– Graduando em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA;

– Graduado em História pela Faculdade Excelência –Maranguape FAM (Faculdade Maranhense);

– Pós-graduado em História do Brasil, Afro descendência e indígena pela – Faculdade Evangélica do Meio Norte – FAEME.

 

Desenho e Música

 – Desde muito cedo demonstrou interesse pelas artes em especial desenhos artísticos e música, com relação ao desenho praticamente nasceu com esse talento. Ainda na infância começou a produzir seus primeiros traços com tinta guache e nunca mais parou.

 – Participou de vários cursos de aperfeiçoamento em desenho, pintura e exposições. Na Biblioteca Benedito Buzar e na Casa da Cultura Professor João Silveira existem alguns desenhos de sua autoria. 

  – Quanto a música foi algo que sempre lhe chamou a atenção. Em 1995 já tocava com seus instrumentos artesanais, fabricado pelo próprio. É autodidata, começou a estudar sozinho os acordes do violão, teclado, flauta doce, cavaquinho, banjo, contrabaixo e guitarra.

  –  Em 2001 entrou na Escola de Música sob a coordenação do mestre José Santana, mas devido aos compromissos profissionais não pode dá continuidade nos estudos;

  – Deve muito do seu aprendizado musical ao músico e imortal da AICLA, Júnior Lopes; aonde é membro e um dos fundadores da banda Alternativa Rock, Fundador da banda Ritual Of Shadow’s, cooperador na administração do Blooger da Jucey Santana um dos fundadores da banda Cosme Black “em homenagem a Negro Cosme” com o amigo Junior Lopes. Compositor, algumas letras e algumas toadas de bumba meu boi.

 – Seus instrumentos de preferência violão e guitarra elétrica.

 

Cursos e Capacitações

  – Curso de aperfeiçoamento em desenho e pintura pelo instituto padre Reus em 1996;

  –  Curso de pintura e desenho, no CREAS, coordenado por Drª. Lande Coroba;

     – Curso de Pintura a Óleo em 2015 na Casa de Cultura Professor João Silveira, ministrado pelo professor João Carlos Pimentel Cantanhede;

   – Curso de tinta Aquarela, em 2017, na Casa da Cultura Professor João Silveira, ministrado pelo professor Joao Carlos Pimentel Cantanhede;

 – Curso de 40 horas “TRILHAS e TONS, Teoria Musical Aplicada à Musica Popular” com coordenação de Wilson Zara e instrutor Nosly Marinho Junior, na Semana da Cultura de 2015.  (06 a 11/12/2015);

   – Curso de informática básica e avançada pela Talita Informática em 2015;

  – Cursou   HARDWARE pela SIP treinamentos em 2016;

   – Certificado de curso de Comunicação e Expressão pela Universidade Estadual do Maranhão, por intermédio do Núcleo de Tecnologias para Educação no período de 17/06/2017 a 17/07/2017;

 – Certificado de Participação pela Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências da Educação, referente aos “IMPACTOS DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS SOBRE AS POPULAÇÕES

INDÍGENAS” 27/08/2020.

 – Certificado pela Universidade Estadual do Maranhão UEMA, minicurso Currículo Lattes, realizado no evento I CONGRESSO ONLINE DE PEDAGOGIA: a relevância do movimento estudantil de pedagogia (MEPe) na formação identitária do pedagogo no século XXI, no dia 20/05/2020, na cidade de Santa Inês, MA

 – Certificado pela Universidade Estadual do Maranhão UEMA – I CONGRESSO ONLINE DE PEDAGOGIA – Santa Inês, 25/05/2020.

 – Certificado pela Universidade Estadual do Maranhão UEMA do minicurso O papel do educador no combate a educação sexista, realizado no evento I CONGRESSO ONLINE DE PEDAGOGIA: a relevância do movimento estudantil de pedagogia (MEPe) na formação identitária do pedagogo no século XXI, no dia 20/05/2020, na cidade de Santa Inês, MA.

  – Certificado – Ambientação e Introdução aos Cursos de EAD na UEMA agosto de 2018;

   – Cursos de Informática HTML Básico e HTML Avançado pelo Banco Bradesco em 2016;

  –  Curso de informática básica e avançada pela Estação Digital 2018, 2019;

 

Trajetória Profissional

   –   Funcionário Público Municipal de Itapecuru Mirim, desde 2013;

   – Instrutor do curso de informática básica e avançada pela Itapecuru Informatizado de 2013 a 2015;

     – Instrutor de Desenho e Pintura   da Casa de Cultura de 2015 a 2018;

     – Instrutor de Informática da Estação Digital 2018/2019;

 

Trajetória Literária e Homenagens

   – Gosta de pesquisar histórias, principalmente as memórias da sua terra natal. Escreve contos e poemas. Conhece e admira todas as obras dos escritores itapecuruenses;

    – Participou das Coletâneas: Púcaro Literário I (2017) e Púcaro Literário II (2018), e Púcaro Literário III (2021) e IGUARAENSE – 175 ano de Vargem Grande, organizadas pelos escritores Jucey Santana e João Carlos Pimentel Cantanhede;

    – É colaborador da AICLA, APAC, Fórum e UPR, produzindo certificados, diplomas e convites. É da sua autoria a Comenda Municipal de Mérito Mariana Luz (Medalha);

      – Certificado de mérito “Amigos da Cultura” 2015 pela AICLA;

     – Certificado de Reconhecimento “Amigo da Cultura” 2016 – pela AICLA- Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes.

   –   Pretende publicar em breve, suas crônicas sobre o cotidiano de Itapecuru Mirim.

  –   A tempestade de 1999

Adney Teles, filho de Maria do Carmo Teles Cabral (in memoriam), nasceu em 26/10/1970 na cidade de Itapecuru Mirim – MA onde residiu na Rua Coronel Catão no bairro Centro por quase toda sua vida juntamente com seus 8 irmãos, Maria do Socorro, Regina, Sidney, Maria das Dores, Laurinda, Claudia e Simão.

Sua mãe estudou como muito sacrifício depois de anos em profissão de doméstica e costureira, gostava muito de ler e ouvir música. Era normalista e aos 55 anos concluiu o curso superior em História na Universidade Estadual do Maranhão. Aprovada em concurso municipal e estadual, exerceu por muitos anos a função de professora do ensino fundamental em escolas do município de Itapecuru-Mirim. A educação foi prioridade em sua vida, e sempre estimulou os filhos e parentes, ressaltando que a educação é de fundamental importância para o crescimento e desenvolvimento do cidadão.

Concluiu o ensino fundamental no CEMA em Itapecuru (1987), ensino médio no Escola Técnica Federal do Maranhão (1991), graduado com Licenciatura Plena em Materias específicas do Ensino Médio-Modalidade Eletricidade no Centro Federal de Educação Tecnológica -CEFET (1996), graduado em Direito na Faculdade Santa Terezinha – CEST (2013), MBA em Gestão Empresarial- CDECOM/GAMA FILHO (2007) e Pós-Graduação Lato-Sensu em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho em 2015. Cursos Privacy and Data Protection Foundation/EXIN – ITpartners (2020), ISO 27001 Foundation/EXIN- ITpartners (2020), Data Protection Officer-LGPD- CERS (2020). Em 2021 iniciou o Mestrado em Educação na Universidade Federal do Maranhão-UFMA, com linha de pesquisa em História, Políticas Educacionais e Formação Humana, com Eixo de Investigação na Imprensa de Educação e Ensino.

Durante o período de 1993 a 1996 exerceu o cargo de professor de Matemática e Física no Colégio Vinícius de Moraes, o qual possibilitou a inserção na área da Educação e motivação para a docência. Em 1994 tornou-se Servidor Público da Fundação da Criança e do Adolescente-FUNAC, designado para trabalhar na Fundação Dom Calabria, instituição que atendia jovens em situação de vulnerabilidade social, onde permaneceu por um período de dois anos, exercendo a função de monitor de menores, em oficinas profissionalizantes.

 Em 1996 foi novamente aprovado em concurso público para a Empresa Estatal de Telecomunicação do Maranhão-TELMA, para a função de Auxiliar Técnico de Telecomunicões. Com a privatização da empresa em 1998, a empresa altera sua razão social para TELEMAR, e com a reestruturação funcional, teve a oportunidade de assumir a função de Gerente de Redes, função em que permaneceu até 2019.

Atualmente é Professor da Faculdade Santa Terezinha – CEST, lotado na Coordenação do Curso de Direito e Encarregado de Dados (Data Protection Officer-DPO) da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e da Faculdade Santa Terezinha-CEST. Ministra as disciplinas, História do Direito, Direito Administrativo I, Direito Administrativo II e Direito das Obrigações. Realiza ainda atividades de orientação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), participação em bancas para defesa de trabalhos monográficos e atividades de Extensão Universitária.