Bernardo Thiago de Matos

Cadeira 38

Bernardo Thiago de Matos

Bernardo Thiago de Matos nasceu, em 1º de maio de 1915, na cidade de Morros – MA, filho de Hipólito Victor de Matos e Maria Marques dos Santos Matos. Estudou nas escolas primarias de Morros. Foi Tipógrafo, Compositor, Paginador e Impressor do Jornal “a Luz” em Morros, posteriormente Auxiliar de Comércio. Faleceu em 23 de junho de 1999.

 

VIDA PÚBLICA

 

1 – Agente Municipal de Estatística – Morros – MA;

2 – Prefeito de São José de Ribamar – MA (nomeado);

3 – Prefeito de São Vicente Ferrer (nomeado);

4 – Prefeito de Itapecuru-Mirim (nomeado);

5 – Prefeito de Rosário – MA (eleito);

6 – Vice-Prefeito de Morros – MA (eleito);

7 – Chefe da Residência de Conservação do Dep. Est. Rodagem – Bacabeira – Rosário – MA;

8 – Chefe da Residência de Conservação do Dep. Est. Rodagem – Caxias – MA;

9 – Chefe da Residência de Conservação do Dep. Est. Rodagem –Lima Campos – MA;

10 – Chefe da Instalação Industrial – Rosário – MA;

11 – Chefe da Residência de Conservação do Dep. Est. Rodagem – São Francisco, Itapecuru-Mirim– MA;

12 – Chefe Administrativo 1º Distrito Tirirical Dep. Est. Rodagem – São Luís – MA;

13 – Diretor Geral do Departamento Municipal de Estrada e Rodagem de São Luís – Tirirical – MA;

14 – Auxiliar de Engenheiro da Secretaria de Obras e Viação do Município de São Luís – MA;

15 – Chefe da Seção Material do DMER – Tirirical – São Luís – MA;

16 – Diretor da Administração Interna (SAI) – DMER – São Luís -MA;

17 – Auxiliar Administrativo – Nível III – Referencia 12 – Condrago – São Luís – MA.

 

ATUAÇÃO EM ITAPECURU-MIRIM

Relatos emocionados de moradores de Itapecuru-Mirim dão uma ideia da grandeza deste nobre homem, que na época da Ditatura de Getúlio Vargas colocou na governança do Maranhão o interventor Paulo Ramos e este último, pois a frente da Prefeitura Desta Cidade – MA, Bernardo Tiago de Matos, em 1942.

Os moradores supracitados são: Maria do Rosário, Jamil Mubarack e Júlio Araújo “Bilisca” A primeira enfatiza, que antes de Bernardo Tiago chegar a esta terra, a cidade, não possuía organização urbana, sendo bem semelhante à maioria das comunidades interioranas do Estado, pois, a mesma crescia sem um traçado urbano que beneficiasse um crescimento harmônico. Maria do Rosário faz questão de enfatizar, ainda a presença constante de animais vagando pelas ruas tais como porcos, galinhas, cavalos, jumentos, bois etc. Que vagavam de rua em rua deixando as ruas fétidas e cheias de resíduos fetais. Nestes casos mais uma vez Bernardo Tiago teve pulso firme e disciplinou a presença de animais nas ruas.

Jamil Mubarack é sempre enfático ao falar de Bernardo Tiago, afirmando, que o mesmo foi o melhor prefeito Desta Cidade e repete a característica feia e desorganizada que Itapecuru-Mirim possuía, antes de sua presença; destacando alguns pontos da administração de Bernardo Tiago, que são:

1 – Prédio da Prefeitura Municipal: funcionava de casa em casa tendo como característica uma simples mesa, que mudava ao sabor de cada administração, Bernardo Tiago idealizou o atual prédio de estilo belo e imponente, sendo que o mesmo teve que desapropriar uma casa, onde funcionava uma padaria do Coronel Zuza Bezerra;

2 – A construção da Praça Gome de Sousa, onde se encontrava a residência de Zuza Bezerra deu lugar a mais um sonho concretizado de Bernardo Tiago;

3 – O Colégio Estadual Gomes de Sousa também não possuía sede própria Bernardo Tiago, outra vez agiu e deu inicio as obras finalizadas não por seu curto tempo a frente da Prefeitura;

4 – A Rua da Passagem foi transformada em Av. Gomes de Sousa as casas de taipas e as que não estivessem alinhadas foram indenizadas e posta em baixo, sendo reconstruídas de tijolo, seguindo um padrão regular;

5 – A Rua da Caiana foi transformada em Av. Brasil outro sonho ousado, uma vez que, a atual Ponte Sobre o Rio Itapecuru não existia e Av. Brasil poderia ficar ociosa, contudo, transformou-se na mais importante da Cidade atualmente. Para realizar suas obras Bernardo Tiago montou uma cerâmica nas proximidades do Igarapé da Zorra, com oleiros trazidos da Baixada Maranhense e Rosário. Jamil Mubarack termina seu relato com a seguinte frase “Homem reto, probo e correto, após o término de seu mandato até o cavalo e o resolver, que eram propriedades da Prefeitura foi entregue por ele”. O comerciante Júlio Araújo “Bilisca” ratificou veementemente todas as falas dos entrevistados acima e retrucou ele foi a prova viva, de que uma administração pública feita com planejamento, disciplina e honestidade da certo mesmo que seja desprovida de poucos recursos.

 

Plano de Urbanização em Itapecuru Mirim

Este núcleo urbano tão bem deli­neado e esboçado no desenho de Joaquim Araújo, pelo que se tem co­nhecimento, só veio a sofrer modifi­cações nas décadas de 40, em plena fase ditatorial, quando o Maranhão era então administrado pelo interven­tor Paulo Ramos, e a prefeitura de Itapecuru estava sob o comando de Bernardo Thiago de Matos, a quem coube o encargo de promover na ci­dade uma reforma urbanística.