Tereza Cristina Silva Lopes Santos, nasceu no dia 12 de setembro de 1973 na cidade de São Luís, Maranhão, filha de Raimunda Silva e Raimundo Nonato Lopes. Seu nascimento foi no período em que sua avó, Raimunda Cruz Silva, também grávida, entrou em trabalho de parto, tendo viajado para São Luís.Logo sua mãe Raimunda Silva também sentiu dores e foi conduzida para hospital, não sendo ainda o momento do parto, aguardou na casa de familiares no bairro Jordoa em São Luís, e no dia 12 de setembro nasceu Tereza Cristina no Hospital Dutra, na capital maranhense.Sua mãe , Raimunda Silva, então com 16 anos lutou pela vida durante o parto, em meio a uma eclâmpsia. No pós parto, devido a separação de seu pai Raimundo Nonato Lopes, sua mãe foi residir na Rua Urbano Santos,n.404, centro de Itapecuru-Mirim com seus familiares . Fato curioso, que na cidade de Itapecuru-Mirim os visitantes da casa de sua avó, acreditavam que Tereza Cristina era gêmea de José Eduardo Cruz, visto os dois terem nascido no mesmo mês de setembro de 1973.José Eduardo nasceu dia 09 e Tereza Cristina dia 12, tio e sobrinha.
Tereza Cristina, foi para São Luís, quando sua mãe casou novamente, e voltou para Itapecuru-Mirim para cursar o ensino fundamental , estudando no início da década de 80 na Unidade Escolar de Itapecuru, antiga escola Maria Gorethe. Em seguida, retornou para São Luís concluindo ensino fundamental (1987) e ensino médio (1990)em escolas da capital. Seu avô, Manoel Silva, conhecido popularmente como Piau Vovó, sempre a ajudava, a quem ela chamava de pai.
Tereza Cristina passou no vestibular da Universidade Federal do Maranhão para o curso de Licenciatura em Pedagogia em 1992. Nesse mesmo período passou no concurso para Agente Administrativo exercendo esse cargo na Universidade Estadual do Maranhão por seis anos. Ao concluir o curso de Pedagogia, trabalhou em escolas particulares e públicas, passando pelos municípios de São Luís, Rosário e Presidente Juscelino, tendo a rica experiência de anos 2000 e 2001 de trabalhar no CEM Prof Newton Neves ,em Itapecuru,professora contratada, exercendo posteriormente a supervisão do Projeto Viva Educação, tendo como chefe imediato o Coordenador Geral Professor Mauro Rego.Foi também nesse período que recebeu convite para ser instrutora do Projeto Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano, projeto de grande valia para o protagonismo juvenil,e também desenvolveu um trabalho na igreja Assembleia de Deus de Itapecuru com encontros infantis, coreografias e cultos em larga escala. Destaque para sua contribuição no Jornal de Itapecuru-Mirim, em que escreveu um poema em homenagem a sua avó Raimunda Cruz Silva (in memoriam) intitulado Quando um colchão vale mais que um milhão.
Tereza Cristina Santos possui especialização em Educação Especial e Inclusiva e Psicologia da Educação. Sua atuação profissional desde 2002 , professora de Suporte Pedagógico da rede municipal/SEMED-São Luís-MA e em 2006 passou também no concurso para Supervisora Escolar/SEDUC-MA.Prosseguindo estudos é mestranda em Gestão do Ensino da Educação Básica-PPGEEB/UFMA, pesquisando sobre Educação Especial e Inclusiva.
Com dedicação a família, é casada com Josinaldo Santos e mãe de Rian Lopes dos Santos ,pessoa autista.Seus escritos envolvem reflexões, poemas com temática da inclusão da pessoa com deficiência, bem como assuntos diversos. Tereza Cristina Santos é autora de Comigo é tudo azul-de uma prisão à paixão(2020) tendo como organizador o poeta Raimundo Nonato Lopes Júnior e Autismo-Sutilezas no Brincar(2021), de publicação independente. Coautora de Antologias .Autora de Autismo em Cordel-autismo e escola, vamos falar agora?(2022), Editora ABarros. Coautora Pais de Autistas, Editora Literare(2022).Autora de Autismo em Cordel-Autismo e Brincar, você pode me ensinar? (2023) Editora ABarros.Coautora Storytelling Vidas Reais-vol.1 coordenado por Nena Fonseca.(2023).Membro fundadora da Academia de Ciências e Belas Artes (2023). Conselheira da Diretoria de Educação do Conselho das Mulheres Cristãs do Brasil-CMCbr-MA na função de Coordenadora do Núcleo de Apoio ao Autista e seus Familiares(NAAF). Participante do Coletivo de Escritores Maranhenses e Canto do Cordel.Empossada na AICLA no ano 2023 ocupando a cadeira de .04 Patrono Coelho Neto.Ama escrever porque considera a escrita conforto e possibilidade de compartilhamento de saberes.