Antonio Blecaute Costa Barbosa

Cadeira 17

Antonio Blecaute Costa Barbosa

Antonio Blecaute Costa Barbosa é maranhense de Nina Rodrigues e cidadão de Itapecuru-Mirim por outorga da Câmara Municipal. É filho de Evilásio Nascimento Barbosa e Maria Lopes da Costa Barbosa. Residiu nesta cidade por dez anos onde construiu laços profundos de amizade, que permanecem até os dias de hoje, e considera esse tempo um dos mais marcantes em sua jornada de vida. Tem imensa gratidão e admiração pela comunidade Itapecuruense que o acolheu e o tornou filho adotivo para sempre.

Enquanto residiu por aqui, participou ativamente da dinâmica social e econômica da cidade. Trabalhou, como auditor fiscal, no posto de fiscalização da Secretaria de Fazenda do Estado, e atuou na agência do Banco do Brasil local, notadamente na carteira de financiamento rural atendendo os pequenos, médios e grandes agricultores e pecuaristas de toda essa região. Foi diretor e presidente da Associação Atlética Banco Brasil (AABB) de Itapecuru-Mirim. Exerceu a docência, por cinco anos, no Centro de Ensino Prof. Newton Neves, no qual lecionava a disciplina Contabilidade Geral para os alunos do ensino médio. Por breve período, integrou o Conselho Municipal de Saúde do município. E a mais inesquecível de todas as suas atividades foi a criação, juntamente com outros amigos da época, do grupo de jovens da igreja católica, qual seja, a Juventude Semeando Fraternidade (JUSF), na década de 1980. Liderando a pastoral da juventude da paroquia de Itapecuru, este grupo desenvolveu, além das funções típicas de catequese, muitas ações de cunho social e cultural, dentre elas, a encenação da peça teatral “Paixão de Cristo” nas principais ruas de Itapecuru, por ocasião da “Semana Santa”, durante três temporadas seguidas.

De retorno a São Luís, investiu em sua formação acadêmica. É atualmente Pós-Doutorando pela Universidade de São Paulo (EACH/USP). Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre pela Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV-RJ). MBA Altos Executivos pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (EA/UFBA). Graduado em Direito pela Universidade CEUMA (UNICEUMA). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor-Adjunto da Universidade Estadual do Maranhão (CCSA/UEMA), onde leciona Finanças e Orçamento Público e Políticas Públicas. Integra o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) como Conselheiro-Substituto. Possui conhecimento e experiência nas áreas de direito financeiro, direito administrativo, políticas públicas, finanças públicas, planejamento e orçamento governamental, contabilidade pública, controle externo da Administração Pública, gestão estratégica, processo de crédito em instituição financeira, administração tributária, com ênfase em tributos estaduais, e atividade de ensino-aprendizagem.

É autor do livro A legitimidade do gasto governamental no Brasil: as condições de possibilidade do controle externo pelo Tribunal de Contas da União após a Constituição Federal de 1988, publicado pela Editora BLUCHER, de São Paulo (SP).