João Boaventura Bandeira de Melo Marques é itapecuruense, professor, pedagogo, teólogo, escritor e membro efetivo da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes (AICLA), representante da Cadeira Nº 20, patroneada por João Lisboa.
BIOGRAFIA
João Boaventura nasceu em 03 de dezembro de 1945 na cidade Itapecuru-Mirim, Maranhão. Filho dos itapecuruenses, Raimundo Nonato da Silva Marques (pedreiro) e Teresinha de Jesus Bandeira de Melo Marques, (professora). Casado com Maria José Oliveira Pereira Marques. Pai de Emanuel e Felipe Pereira Bandeira de Melo Marques.
Em Itapecuru-Mirim, tem residência localizada na Praça Cônego José Albino Campos nº 353, onde passou grande parte da adolescência e juventude, estudando, participando de grêmios estudantis, grupos de jovens e associações religiosas. Contudo, fixou residência em São Luís, na Rua da Lavadeira, nº 60 Sacavém.
Iniciou com sua mãe os estudos primários. Seguiu nas Escolas Santo Antônio, Escola Municipal Dr. Getúlio Vargas, Escola Paroquial São Vicente de Paulo, Grupo Escolar Gomes de Sousa, continuando na Escola Normal Regional Gomes de Sousa e Colégio Leonel Amorim.
Em Itapecuru-Mirim exerceu as funções de Bibliotecário Municipal; Professor Diretor das escolas municipais Pe. Cabral e Gonçalves Dias; Coordenador do Setor de Educação e Cultura; Alfabetizador e Presidente do MOBRAL (Movimento Brasileiro da Alfabetização); Professor no Grupo Escolar Gomes de Sousa, Professor de Desenho no Colégio Leonel Amorim, e de Ciências no Curso Madureza Ginasial ao lado do renomado itapecuruense, Professor Raimundo Nonato Lopes.
Na cidade de São Benedito do Rio Preto (MA), também teve a oportunidade de exercer a docência, no Instituto São Benedito –ISB.
Posteriormente, ao fixar moradia em São Luís, continuou lecionando na Unidade Escolar Josué Montello.
Somadas as funções laborais aqui descritas, desenvolveu funções técnicas: de contabilidade, na Indústria de Bebidas Antarctica do Nordeste S/A; e de segurança do trabalho, na Companhia Maranhense de Refrigerantes – Coca -Cola. Haja vista, sua formação técnica e profissional, também nestas áreas citadas.
Graduou-se em Pedagogia e Orientação Educacional, na Faculdade Santa Fé. E, pós-graduou-se em nível de Especialização em Docência do Ensino Superior, na mesma instituição.
Outrossim, bacharelou-se em Teologia pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão – IESMA. Critério para que se tornasse Diácono Permanente da Arquidiocese de São Luís – MA.
Possue três livros organizados e publicados, de aspecto bíblico, formativo e devocional, para dinamizar fraternidades e encontros: “Vem e segue-me”; “Sagrados Corações” e “Semeando Alegria e Paz”.
Sempre sente-se agradecido e honrado em ser membro-fundador da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes – AICLA, ocupando a cadeira nº 20, que tem como patrono João Francisco Lisboa.
Considera-se privilegiado e feliz em pertencer ao número dos nascidos em Itapecuru-Mirim, terra de história, vitórias, talentos e cultura.