Artista Plástico e Psicopedagogo (Faculdade Santa Fé – São Luís/MA) nascido em Itapecuru Mirim – MA, em 22 de junho de 1976. De uma família numerosa e humilde, o artista crescera em um lar no qual a religiosidade católica sedimentara em seu espírito valores moral e respeito à dignidade humana que a posteriori haveriam de refletir-se em sua produção artística. Na ambiência da Escola Paroquial São Vicente de Paulo, nos anos de ensino fundamental, onde seus dotes artísticos e um indeclinável interesse pelo fascinante universo das artes manifestaram-se pela primeira vez.
Nos primeiros anos da adolescência Beto Diniz começara a ganhar seus primeiros trocados com desenhos, percebendo que podia profissionalizar-se, conjugando o prazer de produzir arte a uma profissão, buscou desde então o aprimoramento cada vez maior de suas habilidades naturais.
Aos 16 anos pintou seu primeiro quadro como profissional, uma releitura de “A Santa Ceia” de Juan de Juanes, pintor renascentista, onde ilustra a passagem do Novo Testamento em que Jesus institui a Eucaristia. Hoje predominam em suas obras todos os tipos de influências contemporâneas.
Em 26 de agosto de 1999, na sede da União dos Clubes de Mães, reuniu-se com vários Artistas Plásticos e Artesões e fundaram a Associação de Artistas Plásticos e Artesãos de Itapecuru Mirim onde se constituiu como o primeiro presidente da agremiação.
Em 2000, juntamente com Edimar Santos (renomado artista plástico e seu mestre) e outros artistas da Associação de Artistas Plásticos e Artesãos de Itapecuru Mirim realizou a restauração dos altares mor e das imagens sacras da igreja matriz Nossa Senhora das Dores, que são um patrimônio histórico e artístico do município de Itapecuru Mirim.
Realizou exposições individuais no Centro de criatividade Odylo Costa,filho/São luís MA(2002), SESC/Itapecuru-Mirim (2012), Itapecuru Social Clube (2013), Biblioteca Municipal Benedito Bogéa Buzar/Itapecuru-Mirim (2013/2014), Balsas/MA, Alto Parnaíba/MA, Santa Filomena/PI (2001) e outros.
De 2015 a 2016 foi coordenador do turno matutino do tradicional Colégio Leonel Amorim, e até os dias atuais leciona Arte, Filosofia, Sociologia e História nesta mesma instituição educacional. Foi professor na Escola Paroquial São Vicente de Paulo e é membro fundador da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes – AICLA como segundo secretario na primeira diretoria eleita. Na AICLA é ocupante da cadeira nº 05, patroneada pelo ilustríssimo matemático Itapecuruense Joaquim Gomes de Sousa. De 2011 a 2014 foi Presidente do Conselho Municipal de Cultura – Itapecuru-mirim. Em 2015 e 2016 ministrou cursos de desenho e pintura no SESC Itapecuru.
Implantou em Itapecuru Mirim o Programa de difusão da arte e cultura com o objetivo de fazer da arte uma ferramenta de transformação da vida das crianças e adolescentes.
Atendendo aos pedidos do poeta Theotônio Fonseca e da escritora Samira Fonseca realizou a arte das capas dos livros Poemas Itapecuruenses e outros poemas; O batucajé das Iaras (Theotônio Fonseca) e os livros O mistério da Casa da Cultura; Maria Passa na frente e Crystal – uma história de sincretismo e encantaria (Samira Fonseca).
Em 13 de agosto de 2017, Beto Diniz se tornou sócio fundador da Associação Maranhense de Artistas Plásticos – AMAP, elegendo-se membro da diretoria, ocupando a função de tesoureiro da instituição.
Participou no dia 1º de dezembro de 2017 do 5º Salão de Artes Plásticas da Academia Brasileira de Medalhística Militar – ABRAMMIL “Dr Mazza Francesco”, recebendo o Diploma de “Menção Honrosa na Modalidade Pintura” onde foi reconhecido como um artista que contribui para o engrandecimento das Artes Plásticas e integração do Brasil.
Participou da Exposição de Artes Plásticas “Outono com Arte” realizada de 18 de Abril a 13 de Maio de 2018 no Espaço Cultural do Centro Comercial Jardim de Copacabana, Rio de Janeiro / RJ recebendo o Diploma por sua atuação brilhante. Evento realizado pelo Saber Cultural e pela Editora Posto Seis.
Participou da Exposição de Artes Plásticas “Esporte e Arte”, valorizando o Brasil e Rússia na Copa do Mundo, realizada de 14 a 30 de Junho no Espaço Cultural do Centro Comercial Jardim de Copacabana, Rio de Janeiro/RJ.
Em setembro de 2020 pintou em Itapecuru Mirim na Praça Negro Cosme o mural Dom Cosme Bento das Chagas: Tutor e imperador da liberdade.
Em novembro de 2020 pintou um grandioso mural com personalidades da cultura e história maranhense no Museu da Memória Áudio Visual do Maranhão MAVAM, obra de arte de grande relevância para a Arte Maranhense.
Veja as reportagens:
https://globoplay.globo.com/v/9040734/
MAVAM presta homenagem a personagens da história do MA
Em Fevereiro de 2021 tornou-se membro da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura – ABRASCI.
De 8 de Março a 30 de abril de 2021 participou da Exposição de Arte: ELAS, realizada pela Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura – ABRASCI no Central Plaza Shopping em São Paulo / SP. Participou da Exposição: A Arte entre Cores e Contornos, também realizada pela ABRASCI no Hotel Mercure em São Paulo/SP.