Professora especialista, poetisa, Maria da Assenção Lopes Pessoa nascida em 25 de maio de 1960, na cidade de Itapecuru Mirim, MA. Brasil. Filha de Antônio Ferreira Lopes e Maria da Paz de Meneses Lopes.
Curiosidade: Todavia, como não havia hospitais em Itapecuru Miirm, Assenção Pessoa nasceu na casa de Áurea Nogueira, tia de sua mãe, na Av. Gomes de Sousa. Pois era comum fazer os partos em casa, com as parteiras leigas. E quem fez o parto de sua mãe foi Ana Júlia, parteira de renome para sua época. Portanto, Assenção veio ao mundo pelas mãos de Ana Júlia. Esta casa também foi parte da história de Itapecuru-Mirim, quando cedida para o funcionamento do Grupo Escolar Gomes de Sousa no período de 1930 a 1945. Hoje funciona no local, lojas de grande porte.
Assenção passou sua primeira infância no Bairro Trizidela, Itapecuru Mirim, morando com seus avós paternos. Passou a pré-adolescência no centro da cidade, morando com seus pais. Primeiro, na Av. Beira Rio, seguindo para rua Cel. Catão e depois na rua Sto. Antônio.
Iniciou os estudos de educação infantil na escola Professor Clodomir Caldas (hoje inexistente), cursou o primário na Escola Paroquial São Vicente de Paulo, da 5ª a 8ª série, estudou no antigo Ginásio Bandeirante. Fez o curso técnico em Enfermagem e o curso de Magistério na extinta escola Cônego José Albino Campos. Sempre uma aluna dedicada e que participava de todas as comemorações culturais, artísticas e desportivas das escolas as quais estudava. Nos jogos escolares participava como atleta no Voleibol, Handebol, Corridas de 100m e revezamento. Criou sua primeira peça teatral para o dia das mães ainda na escola Cônego José Albino Campos.
Aprendeu Datilografia na Escola Jesus Maria José. Atualmente, estes cursos estão obsoletos.
Em 1978, por uma comissão de professores, entre eles, o professor Nonato Lopes e João Silveira, foi eleita a melhor aluna de Itapecuru Mirim, representando assim, o seu município na então posse do último presidente da ditadura militar, João Batista Figueiredo em 15 de março de 1979, em Brasília pela Liga da Defesa Nacional, e que lhe concedeu sua primeira medalha de Honra ao Mérito.
Casou-se com o pirapemense Leonidas Mesquita Pessoa, em 14 de setembro de 1979. Uma união de muito amor e realizações, com quem tem 04 filhos: Hugo, Higo, Leonidas Junior e Suyanne, e 07 netos: Laiza Mirella, José Guilherme, Sarah Louise, Amália, Isadora, Gabriel e Alana Ariella (in memória).
Professora Nomeada pela rede municipal, Assenção Pessoa trabalhou nas escolas João da Silva Rodrigues (onde foi também Gestora por um ano), JI Dr. Alvimar de Oliveira Braúna e na Escola Gonçalves Dias.
Em 1982, se licenciou sem vencimento e foi morar em Pirapemas, MA., onde passou oito anos de sua vida, e teve uma importante contribuição na educação daquele município. Lá lecionou na escola U.I. Pirapemense (hoje C. E. Pirapemas) de ensino fundamental, pelo projeto escola do Povo da rede estadual, sendo efetivada em 1986, pelo Governo do Estado do Maranhão, atuando também como Gestora da mesma Escola. Foi diretora da escola Municipal Walter Andrade, por nomeação em 1983, e supervisora de Educação Infantil. Durante suas atividades educacionais no município, Assenção Pessoa incentivou os desfiles de 7 de Setembro, atividades culturais e desportivas nas escolas da rede Estadual e municipal.
Com o falecimento de seu sogro, Leônidas Rodolfo Pessoa, voltou a residir em Itapecuru Mirim, sendo removida por Portaria nº 5301/1991 para o Grupo Escolar Gomes de Souza. Prestou concurso novamente para rede estadual, sendo aprovada em 6º lugar e nomeada para trabalhar na escola Wady Fiquene – CAIC, em 1994, onde mais tarde foi gestora por 7 anos. Com duas matrículas, se reversava entre as escolas estaduais, Wady Fiquene e CEM Newton Neves. Anos depois é transferida para o CEM Ayrton Senna para gerir aquela escola, de onde só deixou a gestão, após sua aposentadoria voluntária em 2016.
Ao regressar a Itapecuru Mirim, Assenção Pessoa pede exoneração do cargo de professor da rede Municipal para se dedicar às suas duas nomeações na rede estadual.
FORMAÇÃO EDUCACIONAL E PROFISSIONAL
Formada pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, em Biologia, com especialização em Biologia e em Supervisão, Gestão e Planejamento Educacional pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano – IESF, Assenção exerceu sua profissão por 30 anos entre as escolas municipais e estaduais dos municípios de Pirapemas e Itapecuru Mirim. Deixando um legado de profissionalismo e contribuição nas mais diversas áreas do conhecimento.
Possui outros cursos e mini-cursos nas disciplinas de Português, Geografia, Ciências, Matemática, Meio Ambiente, Gestão, seminários sobre educação, e participação em encontros na área de meio ambiente e da educação envolvendo as disciplinas de inglês, arte, língua portuguesa, geografia, história, biologia, matemática, educação fiscal e cidadania, educador social, jovens e adultos e motivação desenvolvimento de trabalho em equipe, somando mais de 3.000 horas/aulas.
A título de carência, atuou como professora de várias disciplinas nas escolas estaduais CAIC – Wady Fiquene e Professor Newton Neves. Criou o Projeto Arte-Vida, Sábado Alegre, mini-peças teatrais nas escolas, criou e produziu as feiras de ciências para essas escolas e produziu e distribuiu cordéis educativos e políticos. Participou do VII Festival Maranhense de Teatro Estudantil.
PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Possui como principal produção científica sua monografia: “Educação Sexual e Saúde Escolar”, dentre outros trabalhos. Contribui com vários estudantes de graduação, na produção e pesquisa de trabalhos monográficos científicos, bem como, Artigos Científicos.
Publicou o artigo “Proposta de Criação do Parque Municipal Ambiental Fonte da Miquilina, município de Itapecuru Mirim, MA. Brasil” pela Web Artigos, no endereço http://bit.ly/2ummz7j, em 09/07/2018.
LITERATURA
Escritora, Pesquisadora, Poeta, Assenção Pessoa é Membro Fundador da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes – AICLA – Cadeira de Nº 13, Patrono: Manfredo Viana, do qual é descendente sendo sua bisneta. Membro efetivo da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão (SCLMA). Membro correspondente da Academia Vargem-grandense de Letras e Artes (AVLA). É Membro coordenador da FESTA LITERÁRIA DE ITAPECURU MIIRIM (FLIM), e participante na aplicação da Oficina Construção de Histórias Infantis – Escrita Criativa (2018/2019); palestra tema: Educação Sexual e Saúde Escolar (2019); mediadora de mesas redondas (2020).
TRABALHOS PUBLICADOS:
Recordações (poesia) (Editora NELPA, São Paulo, 2011); Infanto-juvenis: José e as Três Mosqueteiras, A Princesa Sarah e o Sapo, Mirela a princesa que vivia sonhando, Os Sonhos Dourados de Amália, Sapatilhas de Pontas (Editora Gregory, São Paulo, 2015); Itapecuru Mirim, sua gente, sua história (Editora NELPA, São Paulo, 2015); Educação Sexual e Saúde Escolar; Alana, um ser de luz outros contos e poesias (Gráfica Valle – São Luís, MA, 2018); LAGUSA Poemas, orgasmos em dose dupla (Kafgráfica – São Luís MA, 2020).
Participação 08 Antologias: 1ª Antologia AICLA, da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes: org. Benedita Azevedo, 2013. Mil Poemas para Gonçalves Dias, org: Dilercy Aragão Adler e Leopoldo Gil Dulcio Vaz, 2013. Mil Poemas para Óscar Alfaro, LIBRO VIRTUAL.ORG, 2013. Mil Poemas para Gonçalves, Dias: Diário de Viagem, org: Dilercy Aragão Adler e Leopoldo (2013). Antologia de Autores Itapecuruenses, Inspirações Poéticas, org. Assenção Pessoa e Jucey Santana. Púcaro Literário I e II (2071/2018), org. Jucey Santana e João Carlos Pimentel. O Iguaraense, 175 anos de Vargem Grande, org. Jucey Santana (2020).
TITULOS RECEBIDOS:
“COMENDA GONÇALVES DIAS” e o Título de “Tupy de Caxias” (em Caxias, Ma.), pela Academia Caxiense de Letras.(2013)
Em 2017, promoveu junto à Câmara de Vereadores, a 1ª Audiência Pública, tendo como pauta o Projeto Balaiada, Fórum Balaiada e Semana da Balaiada. No desfile do Sete de Setembro, do ano em curso, integrou junta à Secretaria Municipal de Educação, tema sobre a Balaiada e o Projeto Balaiada. Auxiliou a Eficaz Consultoria nas pesquisas e organização da Rota Turística, a Rota dos Balaios, com levantamento de dados sobre o município de Itapecuru Mirim.
Atualmente, exerce a função na área da cultura e turismo na Secretaria Municipal da Juventude, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Itapecuru Mirim.
Itapecuru Mirim, 07 de agosto de 2021.
Maria da Assenção Lopes Pessoa.
Lagusa
Poemas I
orgasmos em dose dupla
José e as Três
MOSQUETEIRAS
MIRELA
A princesa que vivia
sonhando
Os sonhos dourados
de
AMÁLIA
Sapatilhas de Pontas
A Princesa Sarah e o Sapo
ITAPECURU MIRIM
sua gente, sua história
Educação sexual
e Saúde Escolar
Alana, um ser de luz
outros contos
e poesias
RECORDAÇÕES