Professora, escritora, poeta, pesquisadora, Maria da Assenção Lopes Pessoa nasceu em 25 de maio de 1960, na cidade de Itapecuru Mirim, MA. Brasil. Filha de Antônio Ferreira Lopes e Maria da Paz Menezes Lopes.
Curiosidade: Todavia, como não havia hospitais em Itapecuru Mirim, Assenção Pessoa nasceu na casa de Área Nogueira, tia de sua mãe, na Av. Gomes de Sousa. Pois era comum fazer os partos em casa, com as “parteiras leigas”. E quem fez o parto de sua mãe foi Ana Júlia, parteira de renome para sua época. Portanto, Assenção veio ao mundo pelas mãos de Ana Júlia. Esta casa também foi parte da história de Itapecuru Mirim, quando cedida para o funcionamento do Grupo Escolar Gomes de Sousa no período de 1930 a 1945. A casa de Áurea Nogueira foi palco de grandes festas culturais, como as de Carnaval, por exemplo. Hoje funciona no local, lojas de grande porte.
Assenção Pessoa passou sua primeira infância no Bairro Trizidela, Itapecuru Mirim, morando com seus avós paternos ao lado da Estação Ferroviária. Passou a pré-adolescência no centro da cidade, morando com seus pais. Primeiro, na Av. Beira Rio, seguindo para rua Cel. Catão e depois na rua Sto. Antônio.
Casou-se com o pirapemense Leonidas Mesquita Pessoa, em 14 de setembro de 1979. Uma união de muito amor e realizações, com quem tem 04 filhos: Hugo, Higo, Leonidas Junior e Suyanne, e 07 netos: Laiza Mirella, José Guilherme, Sarah Louise, Amália, Isadora, Jhuan Gabriel e Alana Ariella (in memória).
FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL
FORMAÇÃO SUPERIOR
OUTROS CURSOS E MINI-CURSOS
Nas áreas de Língua Portuguesa, Geografia, Ciências, Matemática, Meio Ambiente, Gestão, Inglês, Arte, História, Biologia, Educação Fiscal e Cidadania, Educador Social, Educação de Jovens e Adultos, Motivação de Desenvolvimento de Trabalho em Equipe, Seminários sobre educação, somando mais de 3.000 horas/aulas.
ÁREA PROFISSIONAL
DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES
Sempre uma aluna dedicada e que participava de todas as comemorações culturais, artísticas e desportivas das escolas as quais estudava.
Nos jogos escolares participou como atleta no Voleibol, Handebol, Corridas de 100m e revezamento.
Criou sua primeira peça teatral para o dia das mães ainda na escola Cônego José Albino Campos.
Em 1978, por uma comissão de professores, entre eles, o professor Nonato Lopes e João Silveira, foi eleita a melhor aluna de Itapecuru Mirim, representando assim, o seu município na posse do último presidente da ditadura militar, João Batista Figueiredo em 15 de março de 1979, em Brasília pela Liga da Defesa Nacional, e que lhe concedeu sua primeira medalha de Honra ao Mérito. Felizmente hoje, vivemos em uma democracia.
A título de carência, atuou como professora de várias disciplinas nas escolas estaduais de Itapecuru Mirim, criando o Projeto Arte Vida, Sábado Alegre, minipeças teatrais. Criou e produziu as feiras de ciências para essas escolas, produziu e distribuiu cordéis educativos e políticos. Participou do VII Festival Maranhense de Teatro Estudantil pelo CAIC.
Em 2017, promoveu junto à Câmara de Vereadores, a 1ª Audiência Pública, tendo como pauta o Projeto Balaiada, Fórum Balaiada e Semana da Balaiada.
No desfile do Sete de Setembro de 2017 integrou junta à Secretaria Municipal de Educação, tema sobre a Balaiada e o Projeto Balaiada.
Auxilia a Eficaz Consultoria nas pesquisas e organização da Rota Turística, a Rota dos Balaios, com levantamento de dados sobre o município de Itapecuru Mirim.
PRODUÇÃO CIENTÍFICA
LITERATURA
PUBLICAÇÕES:
LITERATURA INFANTO-JUVENIS: Todas as edições foram atualizadas em 2024.
PARTICIPAÇÃO EM ANTOLOGIAS
TÍTULOS E CERTIFICADOS RECEBIDOS:
PUBLICAÇÕES
SINOPSE
RECORDAÇÕES, VERSOS, POEMAS E POESIA
São versos escritos pela autora no período de 1975 a 1995, onde retrata sua infância e adolescência de forma simples e atrativa. Fala de sua cidade, Itapecuru Mirim/MA e das experiências ao conviver com pessoas distintas e familiares. Retrata um passado ingênuo e de certa forma feliz.
ITAPECURU MIRIM, SUA GENTE, SUA HISTÓRIA
É um livro pedagógico onde a autora traz a compreensão da história, geografia, governo e sociedade, sobre a cultura, a herança desportiva e cuidados ambientais da cidade de Itapecuru Mirim/MA. dividido em capítulos, a leitura se torna prazerosa e compreensível aos leitores, numa metodologia clara, a qual embasa estudos criteriosos e instiga à pesquisa.
EDUCAÇÃO SEXUAL E SAÚDE ESCOLAR
É um livro pedagógico, onde explora o universo da sexualidade de forma clara, didática e sistemática. Traz temas relevantes como a sexualidade através da história, adolescência, saúde sexual, respeito, psicologia sexual, comportamento e orientações ao professor.
ALANA, UM SER DE LUZ OUTROS CONTOS E POESIAS
Ambientado na cidade de Itapecuru Mirim, o livro reflete questões delicadas sobre drogas, comportamentos e experiência de vida ao longo dos seus três contos. “Pés descalços” conta a história de duas famílias opostas que se cruzam por caminhos do cotidiano. É uma viagem no tempo sobre o mundo moderno, abstrato onde vivemos. “Mais um Silva” retrata mais uma história como tantas outras, de um menino pobre, mas que não se deixa vencer pelas facilidades desse mundo supérfluo e cheio de armadilhas. Por fim, “Alana, um ser luz” é a história de vida da menina Alana com Trissomia 21, repleta de emoções e poesias.
LAGUSA POEMAS I, ORGASMOS EM DOSE DUPLA
Um livro de poemas onde o protagonismo feminino é o tema central. Vislumbra o momento mulher, deslizando por poesias de deslizes enigmáticos e imensuráveis carregados de desejos, libidos e fantasias. Sem autocensura, o leitor pode sentir-se confortável para atingir o clímax do seu prazer poético.
ALFREDO MENEZES, O CARA
Trata-se de um livro biográfico sobre a ícone figura de Alfredo Menezes, jornalista premiado que divulgou o esporte amador do Maranhão, protagonizando a vida dos atletas e de seus familiares. Ao final a autora se utiliza do recurso de depoimentos, mensagens e memória fotográfica que confirmam o carisma e o carinho de Alfredo Menezes, o senhor Alfred.
LAGUSA POEMAS II, ROSAS E FLORES: O BÁLSAMO DAS SENSAÇÕES
Rosas e flores nasceram da necessidade de expressar sentimentos como o amor e a própria consciência da vida. Além de tudo traz um despertar para um mundo mais real, um mundo vivo. Suas poesias vêm carregada de exaltação, lamentos e provocações. Fala de águias e natureza, fala de fazer o bem, sem olhar a quem. É um projeto financiado pelo Ministério da Cultura, lei Complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo).
LAGUSA POEMAS III, EM FAMÍLIA NA TERCEIRA PESSOA DO PLURAL
Em família na terceira pessoa do plural surgiu para homenagear todas as formas de família e a família da própria autora. Se reporta à sua terra natal como um grande lar. Independente de qualquer fato, ter família é saber que se existe no plural. É sentir que se é parte de um “nós” e que não estamos sozinhos. O leitor encontrará nestas páginas momentos de regozijo na convivência familiar por meio de seus versos. É um projeto financiado pelo Ministério da Cultura, lei Complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo).
LITERATURA INFANTO-JUVENIS: Reimpressão em 2024.
JOSÉ E AS TRÊS MOSQUETEIRAS
Da coleção A Arte de ser Avó, a história de aventura se passa no sítio do avô Leo, num incrível mundo de sonhos e respeito à natureza e aos animais, onde José e suas primas lutam para salvar alguns animais de armadilhas montadas por crianças da redondeza.
A PRINCESA SARAH E O SAPO
Dá coleção A Arte de ser Avó, o livro encanta a jovem pré-adolescente com seus conflitos e anseios. Para todos os públicos, essa é a história de Sarah, uma jovem sonhadora que encontra um sapo em um de seus banhos no riacho perto de sua casa, e tudo pode acontecer.
MIRELA A PRINCESA QUE VIVIA SONHANDO
Esse é o livro para nossas pré-adolescentes sonhadores e ingênuas. Uma princesa do campo que cultiva flores e conhece a lagarta Mirabela. Uma história interessante de transformação e vida. Este livro faz parte da coleção A Arte de ser Avó.
OS SONHOS DOURADOS DE AMÁLIA
Amália é uma menina sonhadora. Gosta das antigas brincadeiras, longe da internet e redes sociais. É uma história de inclusão, amor pelos animais e igualdade. O livro é dá coleção A Arte de ser Avó.
SAPATILHAS DE PONTAS
Completando a coleção A Arte de ser Avó, essa é mais uma história de uma princesinha linda, que nasceu diferente. Mas, será ela que era diferente, ou somos nós? Alana tinha o sonho de ser dançarina de ballet. Será que ela consegue?
Lagusa
Poemas I
orgasmos em dose dupla
José e as Três
MOSQUETEIRAS
MIRELA
A princesa que vivia
sonhando
Os sonhos dourados
de
AMÁLIA
Sapatilhas de Pontas
A Princesa Sarah e o Sapo
ITAPECURU MIRIM
sua gente, sua história
Educação sexual
e Saúde Escolar
Alana, um ser de luz
outros contos
e poesias
RECORDAÇÕES
Alfredo Menezes - O Cara!
Lagusa Poemas I
Lagusa Poemas II
Lagusa Poemas III