Adney Teles

Cadeira 40

Adney Teles

Adney Teles, filho de Maria do Carmo Teles Cabral (in memoriam), nasceu em 26/10/1970 na cidade de Itapecuru Mirim – MA onde residiu na Rua Coronel Catão no bairro Centro por quase toda sua vida juntamente com seus 8 irmãos, Maria do Socorro, Regina, Sidney, Maria das Dores, Laurinda, Claudia e Simão.

Sua mãe estudou como muito sacrifício depois de anos em profissão de doméstica e costureira, gostava muito de ler e ouvir música. Era normalista e aos 55 anos concluiu o curso superior em História na Universidade Estadual do Maranhão. Aprovada em concurso municipal e estadual, exerceu por muitos anos a função de professora do ensino fundamental em escolas do município de Itapecuru-Mirim. A educação foi prioridade em sua vida, e sempre estimulou os filhos e parentes, ressaltando que a educação é de fundamental importância para o crescimento e desenvolvimento do cidadão.

Concluiu o ensino fundamental no CEMA em Itapecuru (1987), ensino médio no Escola Técnica Federal do Maranhão (1991), graduado com Licenciatura Plena em Materias específicas do Ensino Médio-Modalidade Eletricidade no Centro Federal de Educação Tecnológica -CEFET (1996), graduado em Direito na Faculdade Santa Terezinha – CEST (2013), MBA em Gestão Empresarial- CDECOM/GAMA FILHO (2007) e Pós-Graduação Lato-Sensu em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho em 2015. Cursos Privacy and Data Protection Foundation/EXIN – ITpartners (2020), ISO 27001 Foundation/EXIN- ITpartners (2020), Data Protection Officer-LGPD- CERS (2020). Em 2021 iniciou o Mestrado em Educação na Universidade Federal do Maranhão-UFMA, com linha de pesquisa em História, Políticas Educacionais e Formação Humana, com Eixo de Investigação na Imprensa de Educação e Ensino.

Durante o período de 1993 a 1996 exerceu o cargo de professor de Matemática e Física no Colégio Vinícius de Moraes, o qual possibilitou a inserção na área da Educação e motivação para a docência. Em 1994 tornou-se Servidor Público da Fundação da Criança e do Adolescente-FUNAC, designado para trabalhar na Fundação Dom Calabria, instituição que atendia jovens em situação de vulnerabilidade social, onde permaneceu por um período de dois anos, exercendo a função de monitor de menores, em oficinas profissionalizantes.

Em 1996 foi novamente aprovado em concurso público para a Empresa Estatal de Telecomunicação do Maranhão-TELMA, para a função de Auxiliar Técnico de Telecomunicões. Com a privatização da empresa em 1998, a empresa altera sua razão social para TELEMAR, e com a reestruturação funcional, teve a oportunidade de assumir a função de Gerente de Redes, função em que permaneceu até 2019.

Atualmente é Professor da Faculdade Santa Terezinha – CEST, lotado na Coordenação do Curso de Direito e Encarregado de Dados (Data Protection Officer-DPO) da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e da Faculdade Santa Terezinha-CEST. Ministra as disciplinas, História do Direito, Direito Administrativo I, Direito Administrativo II e Direito das Obrigações. Realiza ainda atividades de orientação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), participação em bancas para defesa de trabalhos monográficos e atividades de Extensão Universitária.