Membros da AICLA fazem parte do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru

O Governador do Estado, por meio da Portaria de 27/12/23, fez a nomeação dos integrantes do Colegiado do Comitê da Bacia Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru, do qual a AICLA é integrante como uma das organizações da sociedade civil.

A Campanha “ITAPECURU – O Rio da Vida Maranhense” desenvolvida ininterruptamente deste 2021 e agora tornada permanente foi responsável por elevar a AICLA à condição de entidade da sociedade civil mais votada para o Colegiado do CBH/Rio Itapecuru. Segundo Josemar Lima (membro da AICLA e agora representante titular desta instituição no referido Comitê) “Isso aumenta. muito a nossa responsabilidade em contribuir para que a estratégica Bacia do Rio Itapecuru consiga finalmente atingir o estágio merecido de uma das principais Bacias Hidrográficas do país”.

A AICLA, através de seu Grupo de Trabalho do Meio Ambiente – GT/AICLA – Meio Ambiente, composto originalmente pelos confrades JOSEMAR SOUSA LIMA, TIAGO OLIVEIRA, ASSENÇÃO PESSOA, ITAAN SANTOS e JÚNIOR LOPES, com o apoio integral e incondicional da Diretoria da AICLA, representada pelo presidente INALDO LISBOA, deram uma contribuição significativa para que a AICLA atingisse esse estágio, seja apoiando a estruturação do Sistema Municipal de Meio Ambiente como na concepção e implantação da Campanha de defesa da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru.

A luta, entretanto, agora se amplia para que o Comitê, sob a liderança do nosso confrade TIAGO OLIVEIRA, se estruture e passe a efetivamente fazer a gestão dos recursos hidricos da Bacia, aplicando seus resultados em programas e projetos de preservação do que resta do bioma e recuperação do gigantesco passivo ambiental causado pelo histórico uso intensivo e inadequado de seus recursos naturais.

Membros da AICLA do GT MEIO AMBIENTE
da esquerda para a direita: Josemar Sousa Lima, Maria Assenção Lopes Pessoa, Raimundo Nonato Lopes Júnior e Itaan de Jesus Pastor Santos.