Graciete de Jesus Cassas e Silva

Cadeira 08

Graciete de Jesus Cassas e Silva

Graciete de Jesus Cassas e Silva nasceu no dia 02 de Junho de 1931 em Itapecuru-Mirim. Filha de Felício Cassas e Maria de Lourdes Coelho Cassas. Mãe de três filhos biológicos e inúmeros adquiridos. Foi escrivã de justiça do Cartório do 2º Ofício durante muitos anos.

Graciete era considerada uma mãe da caridade. Como parteira leiga socorria mulheres carentes no parto em qualquer lugar. No campo social ajustava também a harmonia em alguns lares itapecuruenses ajudando muitos necessitados e favorecendo a cultura local. Graciete Cassas e seu esposo, Leônidas Silva, estiveram engajados na instalação do Lions Club Distrito 26 de Itapecuru Mirim em 1981. Também foi uma das fundadoras do Clube Social de Itapecuru Mirim em 1961. Foi patronesse e uma das maiores incentivadoras da Festa do Arroz nos anos 70 e 80 em sua cidade.

Qualquer pedinte que batesse em sua casa, ela atendia, qualquer hora. Sua casa estava sempre aberta. Foi cognominada “Mãe dos pobres”.

Tinha uma característica marcante em sua vida, o bom humor. Recebia todos com um sorriso ou uma brincadeira. Nunca teve um inimigo, mesmo os adversários políticos eram acolhidos e bem vindos em sua casa.

Se lançou na política candidatando-se à prefeitura duas vezes, sem obter êxito, porém conquistou um reforço muito grande em sua popularidade. Faleceu no dia 08 de janeiro de 1999

Foi escolhida como patrona da cadeira nº 8 da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes – AICLA.

Fonte: Jucey Santos